Turismo

Turismo de Portugal e UNESCO apresentam manual para gestão do Património Mundial

O Turismo de Portugal e a UNESCO apresentaram a 24 de Janeiro,  em Lisboa, uma publicação dirigida aos gestores dos 40 sítios Património da Humanidade, de origem e influência portuguesa em todo o mundo, que reúne as melhores práticas internacionais de gestão sustentável de recursos culturais e patrimoniais.

O objectivo é aumentar as competências das entidades gestoras destes sítios (14 em Portugal e outros 26 espalhados por 18 países dos quatro continentes) para planearem e gerirem o turismo de uma forma mais sustentável em benefício das comunidades locais e dos seus visitantes, conciliando a preservação do património com os seus potenciais benefícios económicos a longo prazo.

A publicação, editada em língua portuguesa e inglesa, reúne as conclusões do projeto de parceria "Gestão Turística dos Sítios Património Mundial de Origem e Influência Portuguesa" desenvolvido ao longo de dois anos entre o Turismo de Portugal e a UNESCO, através do Centro do Património Mundial.

O Património Mundial de origem ou influência cultural portuguesa constitui um dos maiores itinerários temáticos classificados pela UNESCO. O crescente interesse destes sítios como destinos turísticos impõe o envolvimento das comunidades locais na sua gestão para assegurar a sua sustentabilidade e transmissão às gerações futuras.

Através deste projecto pretende-se desenvolver competências adequadas à realidade de cada localização, que permitam a gestão integrada dos sítios, o envolvimento das partes interessadas, a monitorização de objetivos, a interpretação dos sítios e a escolha de mensagens, além da identificação de atrações turísticas e da criação de produtos turísticos.

A parceria entre o Turismo de Portugal e a UNESCO é, simultaneamente, uma oportunidade de promoção da cultura portuguesa e de valorização de testemunhos que, ainda hoje, atestam a dimensão dos laços interculturais de Portugal no mundo.