Turismo

Turquia lança concurso para um terceiro aeroporto em Istambul, o maior do mundo

As autoridades turcas lançaram hoje o concurso para a construção na megalópole de Istambul de um terceiro aeroporto, que vai ser o mais movimentado do mundo, com um custo estimado de sete mil milhões de euros, noticia a AFP.

"A partir de hoje, as empresas interessadas podem começar a preparar os seus projectos e apresentar candidaturas até ao dia 3 de Maio", disse um dirigente da autoridade turca dos aeroportos.

O ministro turco dos Transportes, Binali Yildirim, já disse que o futuro aeroporto terá seis pistas e deverá acolher, a prazo, cerca de 150 milhões de passageiros por ano.

Este movimento vai torná-lo o primeiro do mundo, à frente do norte-americano de Atlanta, que ostenta hoje este título, com um movimento de 90 milhões de passageiros estimados para 2012.

A nova infraestrutura, que deve ser construída a noroeste de Istambul, perto do Mar Negro, deve receber os seus primeiros aviões em 2016.

"Desejo que um consórcio forte ganhe o projecto e construa o aeroporto o mais depressa possível. Será feito por etapas, mas o nosso objectivo é acabá-lo dentro de três ou quatro anos", afirmou na terça-feira o primeiro-ministro, e antigo presidente da Câmara de Istambul, Recep Tayyip Erdogan.

Segundo a imprensa turca, já há vários grupos que se manifestaram interessados, entre os quais o turco TAV, no qual os franceses do Aeroportos de Paris têm uma participação maioritária, e o operador holandês Schipol Group.

O aeroporto internacional Ataturk, o primeiro e o maior da cidade, está construído sobre a margem esquerda, a cerca de 20 quilómetros do centro, e recebe cerca de 35 milhões de passageiros por ano.

Um segundo aeroporto, batizado Sabiha Gokcen, foi construído sobre a margem asiática da cidade e tem uma capacidade de 3,5 milhões de passageiros, na sua maioria transportados por companhias de baixos custos.