Turismo

Comandante da White Airways infectado com coronavírus

A White Airways, companhia área portuguesa que opera aviões ATR e presta serviços desde 2016, em algumas rotas da TAP de curta distância confirma que um Comandante da Companhia foi contaminado com coronavírus.

O Comandante estava ao serviço da TAP Express e realizou o voo TP1007 Madrid-Porto no dia 10 de Março, tendo sido diagnosticado, no mesmo dia, com teste de coronavírus positivo pelo Hospital de São João, no Porto.

O comunicando emitido em conjunto com a TAP informa que o comandante apresenta um estado de saúde estável e “tanto a TAP como a White estão a prestar todo o apoio necessário ao Colaborador da White Airways e restante Tripulação”.

As autoridades de saúde foram imediatamente contactadas pela Unidade de Saúde do Grupo TAP, e todos os procedimentos estão a ser cumpridos, garantem as companhias aéreas, salientado que devido às características técnicas do avião, “não existe risco de contágio para os passageiros, já que o sistema de ventilação do cockpit é independente do resto da cabina”.

Conforme as recomendações das autoridades, o Co-piloto e a Chefe de Cabina que trabalharam com o Comandante nos voos desse dia estão em isolamento e a ser acompanhados pelas autoridades de saúde que estão articuladas com os serviços clínicos da UCS.

O avião, um ATR 72, foi submetido a todos os procedimentos de higienização e desinfeção previstos nos planos de contingência, após o que a aeronave foi libertada para serviço pelas autoridades de saúde.

Saúde e segurança de tripulações e passageiros sempre foi a prioridade da TAP

“Transportar os clientes e as tripulações em segurança sempre foi a prioridade da TAP”, assegura a transportadora aérea portuguesa que tem tomado medidas preventivas desde o surgimento do surto do COVID19 em prol da “saúde e segurança das pessoas”.

Para além da rigorosa higiene e limpeza de rotina dos aviões e espaços de trabalho, a TAP tem implementado procedimentos adicionais de limpeza e desinfecção específicos para o coronavírus COVID19, utilizando produtos biocidas homologados, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS),  com as especificações de segurança aeronáutica e dos fabricantes dos aviões.

De acordo com o mesmo comunicado, os aviões da Companhia estão equipados com um sistema de reciclagem do ar que renova totalmente o ar da cabine com alta frequência, a cada 2/3 minutos, vinte vezes numa hora. Um sistema que funciona por secções de 5 filas de bancos o que garante a renovação do ar em todas as zonas do avião, ao mesmo tempo e com a mesma qualidade.

As tripulações TAP estão, permanentemente, treinadas nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doença infetocontagiosa a bordo, onde se incluí o COVID19 e dispõem em todos os voos do equipamento e consumíveis necessários para o efeito.

Estes procedimentos seguem rigorosamente as melhores práticas a nível internacional, conforme definidas pela International Air Transportation Association (IATA), Organização Mundial da Saúde (OMS) e DGS, em cada momento. No âmbito do surto do COVID19 a comunicação e formação com os Tripulantes foi significativamente reforçada, bem como a articulação com a Unidade de Cuidados de Saúde ( UCS) da TAP e todos os intervenientes na operação para que o seu voo seja seguro.

A TAP está em contacto diário com as organizações nacionais e locais de saúde, com as autoridades da Aviação civil e aeroportuárias e com as pessoas da linha da frente, tripulações, manutenção e engenharia, catering, limpeza e outros ground services.

A Companhia activou o plano de contingência de actuação face a doenças infecto contagiosas, logo em Janeiro, assegurando estar apta a actuar de modo adequado, antes, durante e depois do voo.