preprocess Organização Mundial do Turismo estima perdas até 45 mil milhões de euros no sector | turismo.dnoticias.pt

Organização Mundial do Turismo estima perdas até 45 mil milhões de euros no sector

Foto: Arquivo

 A Organização Mundial do Turismo (OMT) reviu em baixa as estimativas para o turismo internacional, prevendo recuos entre 1% e 3% este ano e perdas até 45 mil milhões de euros, devido ao coronavírus, segundo um comunicado.

A organização estima que as perdas oscilem entre os 27 mil milhões de euros (30 mil milhões de dólares) e 45 mil milhões de euros (50 mil milhões de dólares). 

Antes do surto de Covid-19, a OMT previa um crescimento do setor entre os 3% e os 4% este ano, de acordo com a mesma nota. 

"A primeira análise aponta para que a Ásia e Pacífico sejam as regiões mais afetadas, com uma queda estimada nas chegadas entre 9% e 12%", segundo a OMT. A organização diz que é "prematuro" avançar com estimativas para outras regiões, tendo em conta a situação atual. 

A OMT avisa ainda que quaisquer estimativas devem ser tratadas com "cautela" e que podem ser atualizadas. 

A entidade pediu aos governos e organizações internacionais que incluam o setor como uma "prioridade nos planos e ações de recuperação" dos danos causados pelo novo coronavírus.  

A organização destacou também que o turismo está ser confrontado com os desafios colocados pelo surto de Covid-19, tendo em conta que é uma atividade de elevado contacto pessoal.

Para a OMT, o turismo terá um papel "chave" na recuperação económica futura e deve ser uma "prioridade" nos planos de governos e organizações internacionais. 

 

+A A -A