Turismo

Grupo Ferpinta compra hotel no Funchal e remodela Vila Baleira Porto Santo

O Grupo Ferpinta adquiriu recentemente um hotel no Funchal, o The Lince, que passará a chamar-se Vila Baleira Funchal. O grupo empresarial sediado em Oliveira de Azeméis era já proprietário do Vila Baleira Porto Santo e, com esta operação, cria o Grupo Vila Baleira Hotels & Resorts, marca com a qual passa a atuar na área do turismo.

O investimento na nova unidade hoteleira que, entre aquisição e remodelação, rondou os 12 milhões de euros, visa cimentar a presença do grupo no arquipélago da Madeira, potenciando o já existente Vila Baleira Porto Santo e passando assim a criar sinergias entre as duas ilhas.

De acordo com Gonçalo Teixeira, administrador do Grupo Vila Baleira Hotels & Resorts, “a nossa estratégia passa por oferecer ao turista que quer visitar ou revisitar os encantos das ilhas um produto estratégico diferenciador, que lhe permita conhecer todo o território e usufruir das suas particularidades, cultura e gastronomia tão próprias”.

“Procuraremos levar para o Vila Baleira Funchal o conceito de proximidade e familiaridade que nos caracteriza”, considera aquele responsável, acrescentando que “todo o grupo acredita muito na marca Vila Baleira e na capacidade de levar o conceito para fora do Porto Santo, neste caso para um mercado natural como é a ilha da Madeira”.

Neste momento, a concentração de energias está na consolidação desta operação, mas o grupo não descarta a possibilidade de, a médio/longo prazo, aumentar o número de unidades hoteleiras. “O Grupo Ferpinta tem um historial marcado pela ambição. Temos já alguns destinos sinalizados com os quais nos identificamos e onde fará todo o sentido a nossa marca e identidade estar presente. Contudo, agora, o foco é cimentar a nossa presença no Funchal”, salienta Gonçalo Teixeira.

As obras de remodelação desta nova unidade hoteleira, que é composta por dez pisos, passaram pelo aumento do número de quartos, que de 74 passa agora para 86. A criação de um novo restaurante, a total renovação do lobby-bar, da zona de estar e da receção, foram outras das áreas intervencionadas. O Vila Baleira Funchal vai também dispor de uma piscina e espaço lounge no terraço e ainda de ginásio e garagem com acesso direto aos pisos dos quartos.

O novo Vila Baleira abre ao público a 20 de Abril e é uma unidade hoteleira direcionada, não só para famílias, mas também para o turista de negócios e/ou lazer, sendo ideal para pequenos grupos, dada a sua capacidade de quartos.

Vila Baleira Porto Santo vai ser remodelado

Em Novembro deste ano, o Vila Baleira Porto Santo vai ser alvo de obras de remodelação, adaptando-o aos desafios dos tempos mais próximos e reforçando a sua vertente diferenciadora nas áreas do Wellness e Turismo de Saúde.

Porto Santo é uma estância de saúde natural com características únicas das suas areias, do seu clima, da água do mar e da sua natureza, encontrando-se em processo de candidatura a património da Unesco. Todas estas valências fazem desta ilha uma referência internacional na área do Turismo de Bem-Estar.

Neste contexto o Vila Baleira Porto Santo quer criar todas as condições de atratividade e, por isso, vai proceder à requalificação do edifício onde já funciona a talassoterapia. Esta intervenção implica a renovação dos espaços e serviços de forma a responder às necessidades e exigências dos seus visitantes, potencializando também a vertente da prevenção e recuperação física.

No mesmo espaço serão também criadas 27 novas unidades de alojamento especificamente direcionadas para aqueles clientes, que terão acesso exclusivo. Tudo num investimento previsto de 3,5 milhões de euros.

Paralelamente, serão também requalificadas as zonas de lobby e receção e aumentada a oferta em termos de restauração, com a criação de um novo restaurante temático, ficando assim o Vila Baleira Porto Santo a dispor de três restaurantes e quatro bares.

Resta referir que com estas duas unidades hoteleiras o Grupo Vila Baleira Hotels & Resorts garante 150 postos de trabalho em permanência, sendo que no pico das operações o número poderá subir até perto dos 300.