Turismo

Portugal à procura de novos mercados na feira de turismo de Madrid

Portugal marca presença, a partir de hoje, na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), à procura de "novos mercados", disse a secretária de Estado do Turismo português.

"Vamos continuar a trabalhar novos mercados e a estruturar a oferta com novos produtos turísticos", afirmou Rita Marques, presente no início da 40.ª edição da FITUR que foi inaugurada esta manhã pela rainha de Espanha, Leticia Ortiz e onde 161 empresas portuguesas marcam presença.

A governante salientou a importância de as empresas portuguesas estarem numa das maiores feiras mundiais que permite o encontro entre os que procuram e os que oferecem serviços turísticos, apesar de "90% do orçamento" público para promover o setor ser aplicado no "digital": "É aí que queremos chegar a todos", acrescentou.

Segundo números que divulgou, Portugal terminou 2019 com um "recorde de receitas", de mais de 18 mil milhões de euros no setor turístico, que está a crescer a uma taxa anual de cerca de 7%.

"Já não estamos a crescer a dois dígitos, era impossível continuar, mas estamos a ter um crescimento sustentável e muito acima do da União Europeia", afirmou a secretária de Estado.

Rita Marques também se congratulou pelo reconhecimento, por parte da Organização Mundial do Turismo (OMT), do Observatório de Turismo dos Açores e do Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve, que passam a integrar a Rede Internacional de Observatórios (INSTO).

A responsável governamental referiu ainda a "grande importância" para Portugal do mercado espanhol, que "representa o principal mercado emissor" e que é "o terceiro em termos de dormidas".

Presente também na inauguração da FITUR 2020, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, salientou que os "mercados emissores" de turistas continuam a crescer em todo o mundo, principalmente na Ásia.

"Estão permanentemente à procura do que chamamos 'experiências' e nós temos de saber transmitir quais são o tipo de 'experiências' que Portugal pode dar", disse Luís Araújo.

Na edição deste ano da FITUR, que decorre até 26 de janeiro, Portugal está representado pelas sete agências regionais de promoção turística e mais de 160 empresas, com o 'stand' oficial português a ocupar 915 metros quadrados, onde estão 90 das empresas nacionais.

Segundo o Turismo de Portugal, o setor é a maior atividade económica exportadora do país, tendo sido responsável, em 2018, por 51,5% das exportações de serviços e por 18,6% das exportações totais.

A atividade promocional em 2020 estará "ancorada na preservação e valorização económica do património cultural e natural de Portugal" e, ao ter subjacente nas suas iniciativas e ações os valores e princípios da sustentabilidade, contribuirá para "o reconhecimento e afirmação de Portugal como destino mundial de referência".

De acordo com os organizadores da feira, a FITUR 2020 deverá ter um impacto económico em Madrid semelhante ao da edição anterior, que foi de 325 milhões de euros, principalmente nos setores da hotelaria, restauração e transportes.