Turismo

Mais de 160 empresas portuguesas presentes na feira de turismo FITUR em Madrid

As sete regiões turísticas e 161 empresas portuguesas vão estar presentes a partir de quarta-feira na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), uma das maiores do mundo do setor.

A rainha de Espanha, Leticia Ortiz, inaugura na quarta-feira a 40.ª edição da FITUR, que este ano aumenta o número de expositores regulares (918) em 3,8% em relação ao ano passado, com um total de 11.040 empresas de 165 países e regiões, que vão ocupar uma área de 69.697 metros quadrados (3,3% superior à de 2019).

Segundo o catálogo da mostra, vão estar presentes 161 empresas portuguesas, 90 delas no 'stand' de Portugal.

De acordo com os organizadores da feira, a FITUR 2020 deverá ter um impacto económico em Madrid semelhante ao da edição anterior, que foi de 325 milhões de euros, principalmente nos setores da hotelaria, restauração e transportes.

Feiras deste tipo permitem meter em contacto os profissionais que vendem pacotes e programas turísticos com os que promovem esses serviços junto do consumidor final.

Segundo o Turismo de Portugal, o turismo é a maior atividade económica exportadora do país, tendo sido responsável, em 2018, por 51,5% das exportações de serviços e por 18,6% das exportações totais.

A secretária de Estado do Turismo portuguesa, Rita Marques, deverá estar presente na sessão inaugural da FITUR e tem ainda prevista uma visita ao 'stand' de Portugal na manhã de quarta-feira.