Turismo

115 companhias aéreas proibidas na Europa

A Comissão Europeia atualizou ontem a lista relativa à segurança aérea da UE, a lista das companhias aéreas que não cumprem as normas de segurança internacionais e estão, por isso, sujeitas a uma proibição de operação ou a restrições operacionais na União Europeia.

A lista negra atualizada inclui um total de 115 empresas, 109 das quais são certificadas em 15 países e proibidas nos céus da União Europeia, devido à falta de supervisão por parte das suas autoridades nacionais de segurança aérea.

Seis companhias aéreas estão incluídas individualmente na lista, devido a preocupações específicas das autoridades europeias: Avior Airlines (Venezuela), Iran Aseman Airlines (Irão), Iraqi Airways (Iraque), Blue Wing Airlines (Suriname), Med-View Airlines (Nigéria) e Air Zimbabwe (Zimbabué).

Além disso, três companhias aéreas estão sujeitas a restrições por causa do tipo de aeronave utilizada: Air Koryo (Coreia do Norte), Air Service Comoros (Comores) e Iran Air (Irão).

A Comissão Europeia retirou todas as companhias aéreas do Gabão da lista negra, na sequência da sua "melhoria de segurança aérea", permitindo que voltem a poder voar no espaço da União Europeia.

As companhias aéreas do Gabão estavam desde 2008 numa lista negra, regularmente atualizada, da qual fazem parte empresas sujeitas a uma proibição total ou a restrições de operação no espaço da União Europeia, por incumprimento das normas de segurança internacionais.

A comissária europeia dos Transportes, Adina Valean, congratulou-se numa declaração "com os esforços realizados pelas autoridades de segurança aérea do Gabão".

Esta decisão diz respeito a quatro empresas (Nationale Régionale Transport, Solenta Aviation Gabon, Tropical Air Gabon e Afrijet Business Service), declarou um porta-voz da Comissão.

Entretanto, o executivo europeu colocou a autoridade da aviação civil na Arménia sob "vigilância reforçada", devido aos "sinais de uma diminuição da supervisão da segurança".