Turismo

Arrancou 45.º congresso da APAVT com sala cheia

O cerimónia de abertura do 45.º Congresso Nacional da APAVT acaba de arrancar no auditório do Savoy Palace, no Funchal, com um sala cheia. Em cima do palco fala o presidente da APAVT, Pedro Ferreira Costa, começando por dizer que existe um empenho bem vincado, na dinâmica que o mercado interno tem demonstrado na sua relação com a Região Autónoma da Madeira”.

Para o futuro, o presidente da APAVT espera “oportunidades para dar continuidade e ampliar um trabalho muito próximo que vem sendo desenvolvido entre os operadores turístico nacionais e a APMadeira”.

Lembrando que o crescimento do turismo abrandou em algumas regiões do país, aumentando os desafios. Pedro Ferreira Costa elogia o trabalho dos agentes do sector, mas sublinha que o diálogo entre o crescimento turístico e o dia a dia das populações se tornou mais difícil.

Dirigindo-se à secretária de Estado, o presidente da APAVT diz que o sector do turismo “está de pernas para o ar no que à gestão da segurança dos consumidores se refere”.

Lembrando que nos últimos dois anos faliram 36 agências aéreas, Ferreira Costa chama à atenção da República para a “questão da mobilidade turística nas grandes cidades” defendendo que “medidas avulsas contra os operadores turísticos não resolverão o problema”.

Além da desvantagem fiscal que Portugal tem em relação a Espanha, um dos “competidores” com o país, o presidente da APAVT diz que “a Madeira tem um problema de inoperacionalidade que vem matando a confiança dos players e vem afstando lenta mas inexoravelmente os aviões da pista em que todos aterrámos nos últimos dias”.

Apesar da melhoria técnica das aeronaves, “piorou o número das aproximações à pista autorizadas”.

O primeiro painel, 'Os Desafios da Economia Portuguesa' depois de uma grande crise e notável recuperação está marcado para as 17h30.