Turismo

Obras do Colombo's Resort retomadas

As obras do empreendimento turístico "Colombo's  Resort", no Porto Santo, paralisadas desde 2009 vão ser hoje retomadas,  disse fonte da ECS Capital, sociedade gestora de fundos de capital de risco.

"São iniciados hoje os trabalhos de construção para concretização do  projeto Colombo's, estando já no terreno as equipas responsáveis pela obra  e sua fiscalização", revelou a mesma fonte, que adiantou que nesta primeira  fase o empreendimento receberá um investimento de dez milhões de euros.

O empreendimento "Colombo's Resort", considerado o maior investimento  privado na ilha do Porto Santo, no arquipélago da Madeira, avaliado em 120  milhões de euros, foi iniciado em 2005 numa área de 140 mil metros quadrados,  mas as obras pararam quatro anos depois devido a dificuldades financeiras  da Sociedade Imobiliária e Turística do Campo de Baixo, detida maioritariamente  pelo Grupo Empresarial Siram SGPS.

No âmbito da insolvência desta sociedade, o empreendimento foi colocado  à venda em Maio do ano passado, mas não teve compradores.   Antes, em Dezembro de 2011, a ECS Capital - fundada por António de Sousa,  ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos e antigo líder da Associação Portuguesa  de Bancos e Fernando Esmeraldo, gestor ligado ao setor financeiro - tinha  já adquirido os créditos do projeto com o objetivo de assegurar a sua conclusão.  Projetado pelo arquiteto catalão Ricardo Bofill, o empreendimento contemplava  a construção de dois hotéis, cinco núcleos de apartamentos turísticos com  193 unidades, 12 vilas turísticas de luxo, uma área central de animação  com piscinas, restaurantes, bares, lojas, spa, zona de lazer e um casino.  A primeira fase das obras, que hoje se inicia e cuja conclusão está  prevista para o final de 2014, integra um "hotel com 100 unidades de alojamento,  dois núcleos com 78 apartamentos turísticos e um núcleo com 12 vilas", além  de um conjunto de equipamentos de lazer, explicou fonte ligada ao processo.