Turismo

Conheça a estratégia do Governo Regional para inverter abrandamento no Turismo

O XIII Governo Regional já definiu as orientações estratégicas para o Turismo, assumindo que apesar do crescimento ocorrido nas duas últimas décadas, o sector tem vindo a apresentar sinais de abrandamento, em particular nos valores mensais de hóspedes e dormidas, o que tem resultado em valores negativos nos acumulados no ano de 2018, -1,2% e -0,8%, respetivamente. De igual modo, em 2019, os dados estatísticos mostram a manutenção desta tendência, com uma diminuição progressiva, conforme se verifica já nos dados disponíveis do Verão IATA 2019.

O executivo  madeirense lembra que  em 2017 o destino acolheu cerca de 7,5 milhões de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros, o valor mais elevado de sempre, o que, na verdade, significa, mais de 8 milhões de dormidas, com a contabilização de todas as tipologias de alojamento. Contuudo, nota que a partir do Verão de 2018, "fruto de uma conjuntura internacional adversa, nomeadamente no que se refere às falências das companhias aéreas que operavam para a Madeira, a que se junta o recrudescimento de mercados internacionais, anteriormente em crise", há um abrandamento.

Por conseguinte e para inverter esta situação, "de modo a garantir a sustentabilidade do destino, a melhoria da sua atratividade e competitividade", o Governo  propõe, com base numa vontade e compromisso envolvendo o sector público e privado, novas orientações, "pois, só assim, nesta conjugação e parcerias, entre sector público e privado, será possível, novamente, o Turismo, na Madeira, inverter esta tendência e voltar a crescer, evoluindo positivamente enquanto motor do desenvolvimento económico e social da Região".

Eis o que está programado ainda antes do debate previsto para a próxima semana:

▪ Reforçar a promoção e a notoriedade do destino.

▪ Aprofundar as boas práticas na gestão dos seus ativos.

▪ Incrementar as novas tecnologias e ferramentas de comunicação, informação e promoção.

▪ Valorizar a qualificação dos profissionais do sector.

▪ Sensibilizar e captar os jovens para a profissionalização no sector.

▪ Monitorizar e promover o melhor conhecimento do sector.

▪ Inovar e modernizar a oferta.

▪ Enriquecer a animação turística.

▪ Afirmar a diferenciação do destino por via da autenticidade.

▪ Reforçar o desenvolvimento digital do destino.

▪ Promover o aumento da satisfação dos turistas.

▪ Consolidar a qualidade da cultura madeirense do “bem-receber”.

▪ Preservar e valorizar o património natural, histórico e cultural.

▪ Assegurar a regulamentação e fiscalização do sector.

▪ Aprofundar o relacionamento com o Observatório do Turismo.

▪ Reforçar a ligação e cooperação com os parceiros do sector.

▪ Consolidar os mercados existentes, conquistar novas origens e envolver mais operadores na operação turística.

Sector emprega 20 mil pessoas

Para o Governo, o Turismo representa 25% a 30% do VAB regional, "tem um peso extraordinário na dinamização do comércio e dos sectores com os quais interage, criando riqueza e representando mais de 16% do total do emprego existente, o que significa mais de 20.000 postos de trabalho".

Mais, tem sido, ao longo das últimas décadas, sobretudo a partir da conquista da Autonomia, "a principal causa e motor do lançamento e implementação de projetos estruturantes com claros benefícios líquidos para o Orçamento Regional, mas também no que se refere à criação, utilização e maximização das infraestruturas que, entretanto, foram sendo criadas, em toda a ilha, para melhor responder às necessidades e expectativas da população, em primeiro lugar e, depois, por quem nos visita".

Um destino premiado

No programa de governo é enfatizado o facto do destino turístico ter reconhecida qualidade sobretudo em termos de serviço e de projeção, com afirmação internacional, "como, aliás, atestam, os inúmeros prémios e distinções recebidos ao longo dos últimos anos".

Entre 2013 e 2019, a Madeira foi distinguida 6 vezes pelos World Travel Awards, mais conhecidos como os “Óscares do Turismo” como o Melhor Destino Insular da Europa (Europe’s Leading Island Destination) – só não o foi em 2015 - concorrendo contra outros grandes destinos turísticos, tais como Chipre, Sardenha, Baleares, Canárias, Malta, entre outros. De 2015 a 2018 foi também premiada, todos os anos, pela mesma entidade, desta vez como o “Melhor Destino Insular do Mundo” (World’s Leading Island Destination). A que se acrescenta, no ano de 2015, a Madeira ter sido galardoada a 6ª melhor ilha do mundo para passar férias, numa votação divulgada pelo maior site de viagens do mundo –TripAdvisor – Travelers’ Choice Awards, resultante da opinião de milhares de turistas de todo o mundo.

Para esta afirmação, o governo entende que muito contribuiu "o trabalho de aperfeiçoamento e requalificação do sector através das políticas prosseguidas pela Região, sector público, e pelo empreendedorismo e qualidade do sector privado, num trabalho conjunto, feito a vários níveis e em articulação, que permitiu o reforço da diversificação da oferta, da nossa identidade e genuinidade, a satisfação dos nossos clientes, a criação de mais emprego". Isto possibilitou, igualmente, "a fixação da população nos outros concelhos da Região, combatendo, assim, a tradicional e histórica macrocefalia económica e empresarial que o Funchal assume perante o restante território", observa o executivo.