Turismo

SIC 'descobre' a Madeira a propósito das 14 candidaturas ao Prémio Nacional de Turismo

A Madeira tem apenas 14 candidaturas ao Prémio Nacional de Turismo, iniciativa da SIC Notícias, do Expresso e do BPI, com apoio do Turismo de Portugal e alto patrocínio do Ministério da Economia.

O jornalista Martim Cabral veio à descoberta da Madeira, numa grande reportagem ao seu estilo peculiar que pode ver aqui e que é o mais recente de uma série de apresentações dos destinos turísticos nacionais.

Quinta da Casa Branca, Jardim Botânico da Madeira, Companhia dos Engenhos do Norte, Mercado dos Lavradores, Restaurante dos Combatentes, Bordal - Bordados da Madeira, Pestana Churchill Bay e Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's foram locais de passagem desta reportagem de cerca de 16 minutos.

Refira-se que o jornalista começa por referir que a Madeira foi o primeiro destino turístico do país, mas a verdade é que nesta primeira edição do PNT, esta é das sete regiões turísticas a que menos candidatos tem (14), seguida de perto pelos Açores (15), ambas representando cerca de 3% das 464 candidaturas. A região Centro (139 ou 30% do total), Lisboa e Norte (115 cada ou 25%) são as mais representadas. Até o Alentejo (38 ou 8%) e o Algarve (28 ou 6%) têm poucas candidaturas.

"O Prémio Nacional do Turismo tem o objectivo de premiar as empresas que se tenham distinguido nos últimos 3 anos como os casos portugueses de sucesso enquadrados nas categorias de Alojamento, Restauração e Promoção Turística (agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços e atividades relacionadas). Adicionalmente, por decisão do Júri, poderão ser atribuídos os seguintes prémios especiais: Turismo Responsável, Projeto Inovador, Projeto Público e Personalidade", frisa a organização.

Em "Setembro após avaliação e selecção pelos Comités Técnicos, os cinco finalistas de cada categoria apresentam-se perante o júri", aponta a meta, com os vencedores a serem conhecidos em Novembro.