Turismo

‘Agustina Bessa-Luís’ dá nome a novo avião da TAP

A literatura portuguesa acaba de ser homenageada pela TAP. A Companhia Aérea Portuguesa baptizou um dos seus novos Airbus A320neo, com a matrícula CS-TVB, com o nome ‘Agustina Bessa-Luís’, em homenagem àquela que é considerada uma das maiores escritoras do mundo literário português contemporâneo.

A pintura do nome na aeronave, que integra a frota do médio curso da Companhia, aconteceu na manhã de ontem, 12 de Agosto, no Hangar 6 da TAP, e contou com a presença da filha da escritora, Mónica Baldaque, e de Mário Lobato Faria, Chief Technical Officer da Companhia.

A TAP referiu que baptiza os seus aviões com nomes de personalidades de relevo cultural, social e histórico em Portugal. Agustina Bessa-Luís (1922-2019) deixou um vasto legado no património literário e cultural português e é, por isso, homenageada agora pela Companhia.

A escritora editou romances, peças de teatro, contos infantis, ensaios biográficos, e ainda escreveu guiões de televisão. O seu trabalho foi distinguido com mais de 10 prémios, entre os quais o Prémio Camões, considerado o grande prémio literário da língua portuguesa.

O novo avião batizado de ‘Agustina Bessa-Luís’ junta-se assim às personalidades já homenageadas pela Companhia na sua frota do médio curso, onde figuram nomes como José Saramago, Júlio Pomar, Luís Vaz de Camões, Manoel de Oliveira, Fernando Pessoa, Gil Vicente, Eusébio ou Zé Pedro.

O primeiro voo do avião ‘Agustina Bessa-Luís’ acontece hoje, 13 de Agosto, no TP1026, com destino a Madrid, Espanha.