Turismo

Grupo Pestana lidera menções nas redes sociais e nas notícias

O grupo Pestana foi o que registou em Junho o maior número de menções nas redes sociais e o maior número de referências em notícias, dentro do sector hoteleiro.

Segundo revelam os Serviços de Social Media Explorer e de Clipping da MediaMonitor da Marktest, o Grupo Pestana destacou-se nos social media recolhendo 47,5% das menções no Twitter, Facebook, Fóruns, Blogs e Instagram do total de menções recolhidas para as marcas Pestana, Tivoli, Ibis e Vila Galé. No mesmo período de análise, o grupo Pestana evidenciou-se também nas notícias publicadas nos diferentes meios, sendo referida em 46,8% do total de notícias recolhidas.

Importa referir que em Junho o Grupo Pestana foi notícia por abrir mais uma unidade hoteleira na Madeira, o Pestana Churchill, e por inaugurara a unidade em Madrid.

Entre as 4 cadeias de hotéis recolhidas, o Tivoli foi o segundo mais mencionado nos social media (34,8% das menções), o Vila Galé o terceiro (com 15,8% do total de menções) e por último o hotel Ibis (com 1,9%). Relativamente às notícias publicadas pelos media, o Vila Galé ocupa o segundo lugar com 34,1%, o Tivoli a terceira posição com 17,3% e em último o Ibis com 1,8% do total de notícias publicadas sobre estes hotéis.

O Instagram foi a rede social que registou a grande maioria das menções sobre os hotéis em análise, com 62% do total das mesmas, seguindo-se o Facebook com 22%, o Twitter com 14% e por fim os Blogs e Fóruns que no seu conjunto registaram 2% das menções. A Internet foi também o meio que publicou maior número de notícias sobre este sector, 73% do total de notícias foram publicadas neste meio. Em Imprensa foram publicadas 26% e por último em Televisão foram divulgadas 1% das notícias.

O Social Media Explorer é um serviço que monitoriza conteúdos veiculados nos social media relacionados com marcas ou personalidades e o serviço de Clipping acompanha tudo que é divulgado nos media com base em temas de interesse, monitorizando mais de 700 publicações, 10 canais de TV, 5 rádios e mais de 800 sites.