Turismo

APAVT escolhe 'opções estratégicas' como tema do congresso na Madeira

‘Opções estratégicas’ para o sector do Turismo é o tema do 45.º congresso nacional da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que este ano decorre no Funchal, entre 14 a 17 de Novembro.

Um tema que contará contributos do professor da Nova School of Business and Economics, Daniel Traça, que fará uma reflexão sobre os desafios macro-económicos dos próximos anos, do gabinete da EY e Augusto Mateus e Associados, que está a trabalhar num estudo sobre a nova abordagem estratégica do turismo em Portugal e que servirá de base à discussão do tema central do congresso, de Johnson Semedo, da Academia Johnson, entre outros. Contudo, o congresso terá espaço para abordar desafios ligados ao Turismo na Região, à distribuição e à aviação.

A apresentação oficial do tema e logotipo do congresso deste ano decorreu no final da tarde de hoje  na Pousada de Lisboa, mobilizando cerca de 100 convidados, ligados às direcções da várias regiões turísticas de Portugal, aos parceiros decisivos no destino, como a TAP e a Lufthansa, bem como associados da AP Madeira.

Se a apresentação ocorreu numa unidade do Grupo Pestana é ponto assente que reunião magna dos agentes de viagens na Região terá como palco o novo Savoy, ainda em regime de ‘soft opening’ que na altura já terá sido inaugurado.

Em 'ano de ir à Madeira' o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira sublinhou a excelência da parceria que mantém com o destino, realçando que a Região é "perfeita para acolher um congresso da APAVT em Portugal”. Por diversas razões, entre as quais destaca os “números expressivos da actividade turística da região, pelo seu peso no PIB da Madeira e pela importância do mercado interno para a construção desses mesmos números”.

Por seu lado, o director executivo da Associação de Promoção, Roberto Santa Clara, louvou a APAVT por ter levado à letra o lema "Este é o ano para ir a Madeira!” e por ter escolhido um tema que cria enorme expectativa face ao actual momento do turismo.

Saiba mais na edição de amanhã do DIÁRIO.