Turismo

Projecto de colaboração ISAL e Wikimedia Portugal apresenta os primeiros resultados

O projecto de colaboração entre o Instituto Superior de Administração e Línguas | ISAL e a Wikimedia Portugal termina a sua primeira fase com a divulgação e publicação de diversos artigos nesta plataforma. O projecto foi planeado com o intuito de desenvolver e contribuir para o Turismo da Região assente em duas vertentes: ser uma mais valia para a região e um contributo para o turista. Noutra perspectiva promover o conhecimento livre através da plataforma Wikipédia e outros projetos Wikimedia.

Assim, o ISAL e o Wikimedia Portugal, estão a desenvolver conteúdos fidedignos e actuais para esta plataforma assente em diferentes áreas de interesse: Turismo, Património, História e Línguas. A primeira fase teve inicio com o desenvolvimento de conteúdos sobre as freguesias da região.

A atividade envolve cerca de 80 alunos dos cursos de Turismo e Organização e Gestão Hoteleira distribuídos em 4 programas. Até ao momento foram criados cerca de 20 artigos, editados 65 artigos e mais de 100 carregamentos na wiki Commons. O Wikimedia Commons é um projeto mantido pela Wikimedia Foundation com o objetivo de servir de repositório para imagens e outros tipo de multimídia livre.

Os conteúdos desenvolvidos e já disponíveis para toda a comunidade, abordam temas tais como património construído, património natural, história, entre outros. A próxima fase passará por apresentar os conteúdos transcritos noutra língua, nomeadamente o Alemão, estando inserido na Unidade Curricular de Alemão.