Das Maldivas à Madeira e Porto Santo... estes são os destinos de férias de Verão preferidos dos portugueses

Os portugueses são dos europeus que mais preferem passar férias na praia. Esta é a conclusão do mais recente inquérito do 'momondo', motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, que analisou os destinos mais pesquisados pelos viajantes lusos para as férias de verão de 2019.

Para quem gosta e pode sonhar alto, surge no topo das pesquisas as Maldivas. Para quem opta por mergulhar nas praias portuguesas os destinos mais pesquisados foram na zona do Algarve, com destaque para as cidades de Albufeira, Monte Gordo e Portimão, e ainda o Funchal e Porto Santo, na Madeira.

“Depois de um verão com temperaturas elevadas em 2018, não é de estranhar que os portugueses sonhem com férias na praia. De acordo com o nosso estudo anual sobre os hábitos de viagem dos nossos utilizadores, 64% dos viajantes portugueses estão a planear férias na praia, um número superior à média dos viajantes à escala global, que é de 53%”, afirma Margarida Gameiro, porta-voz da momondo para o mercado português.

Maldivas no radar dos portugueses para o Verão

As Ilhas Maldivas são um dos paraísos na Terra que mais desperta o interesse na altura de marcar o próximo destino de férias. Aliás, esta é a razão que leva os portugueses a pesquisar por este destino. “Observando os destinos internacionais mais pesquisados pelos portugueses através da momondo, percebemos que muitos estão determinados em fazer das Maldivas um destino de sonho que se torna realidade”, salienta Margarida Gameiro. “As pesquisas por voos para Malé cresceram 266% em relação ao verão de 2018”, acrescenta porta-voz da momondo para o mercado português.

Umas férias nas Maldivas incluem sempre um cenário incrível de ilhas cobertas de palmeiras, praias de areias brancas e águas transparentes cheias de vida marítima, que refletem o azul do céu. Mas há mais a descobrir neste país. A capital das Maldivas, Malé, é uma cidade completamente diferente das restantes, e que merece uma visita para a conhecer.

Os destinos que se seguem ficam um pouco mais perto. Varsóvia cresceu 99%, seguida de Zagreb e Dubrovnik. No topo das pesquisas de quem procura um destino mais económico, surgem também  Varsóvia, o coração vibrante da Polónia, que combina o novo e o velho, e Luqa, cidade situada na Ilha de Malta. Para conhecer esta pequena ilha, a sugestão passa por alugar um carro e partir à descoberta das feiras tradicionais, monumentos históricos, festas, pontos turísticos e, ainda, algumas das praias mais bonitas da Europa. Os voos de ida e volta custam, em média 195€ e 204€, para Varsóvia e Luqa respetivamente.

Praia e pequeno-almoço são factores-chave na escolha do hotel

O inquérito da momondo também revela que 68% dos viajantes portugueses prefere ficar num hotel quando vai de férias, e que a principal prioridade é ter o pequeno-almoço incluído no preço (80%).

“Dos destinos internacionais mais em voga para este verão, quatro dos cinco mais populares são de praia. Cagliari registou um aumento de 215% nas pesquisas de hotéis, Ibiza chegou aos 185% e Santa Cruz de Tenerife aos 166%. O destino que mais cresceu nas pesquisas de hotéis foi Dublin, com um aumento de 226%”, refere Margarida Gameiro.

Em solo nacional, Faro assume a liderança no aumento das pesquisas com 290%, seguido de Porto Santo e Armação de Pêra.

Portugueses preferem gastar o seu dinheiro a viajar (e poupam para isso)

Poupar para ir férias é um hábito dos portugueses. De acordo com o estudo da momondo, 34% dos portugueses preferem gastar o seu dinheiro em viagens (a média mundial é 28%). Mas também são ótimos a poupar para o efeito: 58% põe dinheiro de parte regularmente para poder viajar. Assim que chegam ao destino, a maioria do orçamento dos viajantes portugueses é gasto a comer fora (55%) e em atividades culturais (36%).

Poderá encontrar mais informações sobre este estudo e respetivos destinos no blogue da momondo.

Dados

Responderam ao inquérito sobre hábitos de viagem da momondo 997 portugueses num universo de 23.400 inquiridos. As informações abaixo permitem saber mais sobre as férias que os portugueses mais procuram:

  • 64% dos portugueses planeiam fazer férias na praia em 2019

  • 34% dos portugueses preferem gastar o seu dinheiro a viajar

  • 58% dos portugueses poupa regularmente para poder pagar as férias

  • 55% dos portugueses preferem gastar o seu dinheiro a comer fora quando estão no estrangeiro, 36% em atividades culturais e 32% em alimentação e bebidas

  • 68% dos portugueses preferem ficar hospedados em hotéis

  • As comodidades às quais os portugueses dão mais prioridade são, por ordem: 1. Pequeno-almoço incluído no preço; 2. Wi-Fi grátis (63%); 3. Instalações do hotel (58%).

+A A -A