Turismo

EasyJet recebe o primeiro avião A320 equipado com tecnologia FANS-C da Airbus

A Airbus entregou o primeiro avião A320 equipado com FANS-C à EasyJet. No âmbito do programa de pesquisa na Europa, SESAR Air Traffic Management, este avião – e outros que virão – irão participar no projeto liderado pela Airbus: “Demonstration of air traffic management improvements Generated by 4D Initial Trajectory Information Sharing” (DIGITS), que irá apresentar a partilha dos dados da trajetória inicial prevista de um avião com o controlo de tráfego aéreo.

A tecnologia FANS-C irá permitir às companhias aéreas otimizarem as trajetórias dos seus aviões tornando os fluxos de tráfego mais fluidos. Para além disso, a velocidade dos aviões passará a ser mais fácil de gerir, o que irá ajudar as companhias a economizar combustível e a reduzir o ruído. A partilha das trajetórias previstas com controladores de tráfego aéreo irá assegurar uma aproximação mais suave do avião à pista e aproximação e na “Área de Manobra Terminal”.

Até meados de 2020, as 7 companhias aéreas europeias que participam no projeto DIGITS irão progressivamente equipar até 100 dos seus aviões da Família A320 com a tecnologia FANS-C. A VLD (Very Large Demonstration) irá decorrer durante, pelo menos, mais um ano e irá recolher dados de mais de 20.000 voos, permitindo demostrar as vantagens desta tecnologia durante as operações do dia-a-dia.

A Airbus é líder global nos sectores da aeronáutica, espacial e serviços relacionados. Em 2018 gerou receitas de 64 mil milhões de euros e empregou cerca de 134.000 funcionários