Turismo

Destinos turísticos no interior do Uruguai estão a ser promovidos em Portugal

As belezas naturais, a cultura e a história de Paysandú, no Uruguai, estão a ser promovidas em Portugal como um destino turístico diferenciado e não convencional dentro de um ambiente mais campestre, disse hoje um responsável do turismo uruguaio.

“As pessoas, hoje em dia, querem sair do barulho, do ruído das grandes cidades e estão à procura de destinos não convencionais. Paysandú, que é um departamento do Uruguai, oferece uma variedade de experiências não convencionais aos seus visitantes”, disse Horácio Ragni, coordenador de projetos sociais de Paysandú.

O coordenador faz parte de um grupo que está em Portugal para promover um projeto de turismo (intitulado “Atrativos Turísticos de Paysandú”) nesta região do Uruguai, que é 95% rural e que dista 350 quilómetros da capital, Montevidéu.

“O departamento de Paysandú, cuja capital tem o mesmo nome, tem uma variedade de atrações turísticas tais como a própria cidade de Paysandú, com a sua história, as festas, as tradições e a sua infraestrutura cultural, assim como as estâncias termais, como as de Guaviyú e Almirón, entre outras, e as paisagens naturais”, declarou Juan Andrés Pardo, coordenador de turismo de Paysandú.

No que toca às paisagens naturais, segundo Pardo, existe uma série de destinos ecologicamente sustentáveis, como a visita a reservas naturais protegidas, entre as quais o Parque Nacional Esteros de Farrapos e Ilhas do Rio Uruguai, Montes de Queguay (em Paysandú) e Rincón de Franquia, que se localizam em vários departamentos.

“Também se pode visitar as palmeiras nativas, que são comuns com o Brasil e a Argentina”, referiu o coordenador turístico, acrescentando que se pode ainda fazer trilhas e caminhadas pela floresta em Paysandú.

A observação de pássaros - no "Corredor de Pássaros Pintados", uma área que abrange Paysandú e outros departamentos - é feita ao longo do rio Uruguai, um dos mais importantes da América Latina e que é um corredor biológico para a fauna e flora local, e os seus afluentes, os rios Negro, Cuareim e Queguay.

“No departamento de Paysandú, é possível fazer ainda pesca desportiva e a caça ao javali”, acrescentou Pardo, referindo que há ainda uma gama variada de atrações que fogem ao tradicional que é encontrado nas cidades de Montevidéu e Punta del Leste.

Para Ragni, “é preciso destacar também a riqueza dos seus próprios habitantes” e os serviços de qualidade oferecidos aos turistas.

A missão uruguaia chegou a Portugal a 01 de março e já participou numa ação de promoção do seu país em Beja e, agora, em Lisboa. O grupo também esteve na Hungria, no final de fevereiro.

Este plano turístico, no qual participam alguns empreendimentos privados, está inserido no projeto “My Earth”, que conta com o apoio da União Europeia através do programa Erasmus+, e do Ministério do Turismo do Uruguai.