Turismo

Vila Galé inclui Madeira em concurso gastronómico nacional

Finalistas terão contrato de trabalho num dos hotéis do grupo e uma semana de férias

Ver Galeria

O Grupo Vila Galé  está empenhado em descobrir os melhores chefs de Portugal. Para isso, acaba de lançar o concurso 'Jovens Cozinheiros'.

Destinada a jovens entre os 18 e os 35 anos com formação em cozinha, esta iniciativa do segundo maior grupo hoteleiro português, a que o DIÁRIO se associa como Media Partner na Região, mediatizando todas a vertentes e integrando o júri, decorrerá em várias fases.

A primeira prolonga-se até 31 de Março, período no qual os interessados em concorrer devem apresentar currículo e duas receitas: uma de prato principal de peixe e uma de prato principal de carne. As receitas propostas deverão ter em conta uma confecção sustentável, os sabores e as tradições regionais, mas também a inovação e o custo moderado dos ingredientes. Terão também obrigatoriamente de incluir azeite Santa Vitória, uma marca Vila Galé.

Os candidatos deverão concorrer através do microsite criado exclusivamente para este efeito - em https://jovenscozinheiros.vilagale.com/. É aqui que estão disponíveis o formulário de participação, as fichas técnicas para download e o regulamento do concurso.

A segunda fase, decorre de 1 a 30 de Abril, consistirá na seleção dos seis melhores candidatos de cada região: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e Madeira. Serão depois chamados em Maio para prestar provas regionais. Terão de executar as suas receitas na presença do júri, sendo de seguida apresentados ao público num jantar a realizar num hotel Vila Galé. O público e o júri escolherão o melhor concorrente de cada região.

Por fim, em Junho, os vencedores das eliminatórias regionais vão encontrar-se na final nacional. Nessa altura, voltarão a confeccionar os seus pratos e a ser avaliados pelo júri e pelo público, elegendo-se dessa forma o Jovem Cozinheiro Vila Galé 2019.

“Lançámos este concurso para encontrar os jovens promissores nesta área profissional. Mas, além de pretendermos estimular a criatividade, a inovação e as oportunidades de carreira na cozinha, também queremos divulgar a gastronomia regional e os produtos portugueses. Acreditamos que vamos receber propostas de muita qualidade porque sabemos que há muito talento em Portugal”, explica o administrador da Vila Galé, Gonçalo Rebelo de Almeida.

Quanto a prémios, cada vencedor regional ganha um contrato de trabalho na Vila Galé, uma semana de férias (sete noites) num dos 23 hotéis do grupo em Portugal para duas pessoas e um prémio Santa Vitória, com vinho e azeite. O vencedor nacional receberá adicionalmente 1.000€.

Os segundos e terceiros classificados por região serão contemplados com um prémio Santa Vitória e um fim-de-semana (duas noites) para duas pessoas numa das unidades Vila Galé em Portugal.