Marca 'Aldeias de Portugal' promove turismo rural e gastronomia

A marca Aldeias de Portugal quer promover o turismo rural este ano nas aldeias do Norte, Centro e Alentejo com o projeto premiado 'Almoce e jante connosco', avançou hoje à Lusa a presidente daquela estrutura.

Em entrevista à agência Lusa, a presidente da Aldeias de Portugal, Teresa Pouzada, conta que o desafio para 2019 é  conseguir alargar o programa 'Almoce e jante connosco' a aldeias do Centro e do Alentejo, conquistando mais turistas internacionais e nacionais ao mundo rural e indo mais além do roteiro pelas aldeias do Norte.

"Este ano queremos levar o projeto 'Almoce e jante connosco' a duas aldeias do Centro e duas aldeias do Alentejo", disse Teresa Pouzada, referindo que a iniciativa arranca já em abril na aldeia de Porto Carvoeiro, no concelho de Santa Maria da Feira, prometendo deliciar os comensais com o prato típico da lampreia servido à mesa de aldeões daquela localidade.

Jantar rojões com batatas alouradas com migas num sábado à noite, almoçar uma cabidela de galo caseiro ao almoço de um domingo, ou degustar um cabrito no forno e um guisado de ossinhos de porco, sempre por 15 euros por pessoa, são apenas alguns dos acepipes que as famílias das aldeias vão propor aos turistas. 

O alargamento da promoção turística rural a mais aldeias do território português vai ser possível, porque o programa 'Almoce e jante connosco' venceu recentemente o Prémio Programa Tradições EDP no valor de 25 mil euros, observou Teresa Pouzada.

O prémio Tradições EDP apoia projetos de preservação das práticas mais genuínas da cultura popular portuguesa, como é caso do projeto 'Almoce e jante connosco', que leva os habitantes das aldeias a abrir as portas das suas casa a turistas para degustarem uma refeição tradicional, uma forma de promover a identidade comunitária, diminuindo o isolamento das populações e ajudando ao desenvolvimento do interior do país.

"Estimamos que seja já a partir de abril que arranque o projeto com pratos típicos de lampreia em Porto Carvoeiro e depois se estenda até setembro noutras aldeias, de forma mais ou menos itinerante", adiantou Teresa Pouzada, referindo que a aldeia de Talhas, em Macedo de Cavaleiros, e a de Vilarinho de São Roque, em Albergaria a Velha, são outras aldeias piloto que vão receber este ano o 'Almoce e jante connosco'. 

Os interessados em usufruir da experiência gastronómica em casa dos aldeões vão poder inscrever-se no sítio da Internet das Aldeias de Portugal e na rede social do Facebook da estrutura.

'Almoce e jante connosco' vai ser também promovido na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece este ano entre 13 e 17 de março, e onde vai haver uma espécie de alegoria de uma casa típica de aldeia portuguesa, onde vão ser servidas várias iguarias regionais, com o objetivo de promover um Portugal menos conhecido, acrescentou aquela responsável.

 Com uma rede de 83 aldeias portuguesas, a marca Aldeias de Portugal tem 15 anos de existência e um trabalho realizado a nível interno, de requalificação do edificado, resgaste das tradições e organização da própria aldeia, explicou Teresa Pouzada, assumindo que 2019 vai ser um ano para desenvolver uma nova estratégia de oferta turística nas aldeias portuguesas "replicando para todo o território nacional o que já se faz em alguns locais no Norte".

'Almoce e jante connosco' é apenas uma das iniciativas da Aldeias de Portugal para promover o desenvolvimento do interior, conta Teresa Pouzada, explicando que a iniciativa 'Há Festa na Aldeia', apoiada pela Associação de Turismo de Aldeia, em parceria com as Associações de Desenvolvimento Local, é outro exemplo para dinamizar os lugares através dos seus habitantes.

O 'Há Festa na Aldeia' recomeça em junho deste ano e vai contar com oito aldeias, como por exemplo a aldeia de Vilarinho de São Roque, em Albergaria-a-Velha, Porto Carvoeiro, em Santa Maria da Feira, Talhas, em Macedo de Cavaleiros, Paradela, em Mirando do Douro, Burgo, Felgueiras, ou a aldeia de Rio de Onor, em Bragança. A iniciativa prolonga-se até outubro.

 

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