Requalificação do sector do Turismo em marcha nos Açores

Programa 'Açores Recebe Bem' arranca hoje

O que a Madeira tarda em implementar, já lá vão quase dois anos, nos Açores já está em marcha. Em causa o Plano de Requalificação do sector do Turismo.

Uma missão com várias componentes e que tem para já expressão no programa 'Açores Recebe Bem' que arranca esta quarta-feira, na ilha Terceira, abrangendo os concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, seguindo-se as restantes ilhas do arquipélago.

A garantia é dada pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores que através do programa, desenvolvido em parceria com o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, visa a capacitação no atendimento para profissionais do sector e conta, para já, com cerca de 600 inscritos nos 20 workshops que vão decorrer em todos os concelhos dos Açores.

Depois da ilha Terceira, a iniciativa prossegue em Santa Cruz da Graciosa, a 10 de Janeiro, prolongando-se até meados de Abril, centrada na cultura de serviço e bem receber nos Açores, “que será o mote do trabalho a desenvolver durante os próximos meses em todos os concelhos do arquipélago”.

A estes workshops vai somar-se o manual 'Açores Recebe Bem', um instrumento que é visto como “essencial para se definir e implementar um serviço de qualidade na região, trabalhando conteúdos relacionados com a satisfação e a gestão de reclamações e a definição do padrão de serviço do turismo nos Açores”, revela a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo.

O programa 'Açores Recebe Bem' pretende assegurar que os diversos agentes económicos da cadeia de valor do turismo actuam em consonância com a estratégia de desenvolvimento turístico do destino, garantindo o cumprimento de elevados padrões de serviço e valorizando a identidade açoriana através da criação de uma “Cultura de Serviço e Bem Receber”.

Para o IPDT, para além do crescente desenvolvimento turístico da Região "é de máxima importância demonstrar que, além dos atributos únicos do destino, a hospitalidade e o bem receber fazem a diferença na experiência turística". Neste contexto, o programa 'Açores Recebe Bem' pretende qualificar os agentes económicos do turismo regional sobre as abordagens e práticas para melhorar o serviço ao turista.

Os objectivos do programa são:

1. Definir o padrão de serviço para o turismo dos Açores

2. Identificar onde pode ser melhorada a experiência turística

3.Estimular a melhoria progressiva do serviço prestado

4. Desenvolver e consolidar uma cultura de serviço ao cliente

5. Reconhecer a qualidade do serviço como factor diferenciador

Os conteúdos programáticos são:

. “O que nos distingue e torna únicos?”

. Nível da qualidade do serviço 

. Satisfação e gestão de reclamações

. A recuperação do serviço

. Atendimento, gestão de conflitos e relações interpessoais

. Identificação de boas práticas

. Definição do padrão de serviço do turismo dos Açores

 

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