Turismo

Receitas turísticas sobem 10,5% até Outubro

As receitas turísticas subiram 10,5% até outubro, atingindo os 14,5 mil milhões de euros, face aos 13,1 mil milhões de euros obtidos em igual período do ano passado, revelou o Banco de Portugal (BdP).

O excedente da balança de serviços cresceu 1.177 milhões de euros até outubro, sobretudo por causa do turismo e viagens, de acordo com a instituição.

Com esta performance, o saldo na balança neste segmento passou de 9.506 milhões de euros para 10.558 milhões de euros, segundo uma nota publicada no site da instituição.

Em sentido contrário, o défice da balança de bens aumentou 1.492 milhões de euros no período em análise, detalhou o BdP.

Segundo o Boletim Estatístico da entidade, sobre as estatísticas da balança de pagamentos, até outubro de 2018, "o défice da balança de rendimento primário cifrou-se em 5.040 milhões de euros, superando, assim, o défice de 4.240 milhões de euros verificado em igual período de 2017. Este aumento do défice resultou sobretudo do aumento dos dividendos pagos a entidades não residentes em Portugal".

O saldo conjunto das balanças de pagamentos corrente e de capital fixou-se em 1.175 milhões de euros em outubro, um valor abaixo dos 2.111 milhões de euros registados no período homólogo, avançou a instituição.

Nos primeiros dez meses do ano, as exportações de bens e serviços cresceram 6,9% (6,9% nos bens e 7,0% nos serviços) e as importações aumentaram 7,7% (8,3% nos bens e 4,9% nos serviços), segundo o BdP.

Até outubro, o saldo da balança financeira registou um aumento dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior de 1.499 milhões de euros. O BdP justifica esta evolução com a contribuição "do setor financeiro, com o investimento em títulos de dívida emitidos por não residentes", e do próprio Banco de Portugal, "por via da redução de responsabilidades junto do Eurosistema".

A entidade referiu ainda que se verificou o "investimento de não residentes no capital das sociedades não financeiras residentes e em títulos de dívida pública, originando, em ambos os setores, uma diminuição dos ativos líquidos sobre o exterior".