Turismo

Airbus A330neo da TAP faz hoje a estreia mundial entre Lisboa e São Paulo

Já está a voar, entre Lisboa e São Paulo, o novíssimo e avançado Airbus A330neo da TAP, numa estreia mundial pela companhia aérea portuguesa da mais recente coqueluche da Airbus e da aviação.

O Airbus A330-900neo da TAP, batizado com o nome 'D. João II, Príncipe Perfeito', está a realizar o voo TP088, o primeiro voo comercial desta aeronave. Partiu do aeroporto Humberto delgado, em Lisboa, às 10h57 devendo aterrar no aeroporto de Guarulhos, em S. Paulo, no Brasil, às 18h27 (hora local de São Paulo), completando um voo com a duração total estimada de 9 horas e 30 minutos.

Em Lisboa, no embarque para este voo histórico, o CEO da TAP, Antonoaldo Neves, surpreendeu os  passageiros ao sortear, já no avião, o seu lugar em classe executiva, entre os Clientes com lugar marcado em classe económica.

TAP Air Portugal é a primeira companhia aérea do mundo a beneficiar dos muitos atributos desta aeronave, de maior alcance, e da sua nova versão da cabina Airspace, que representa um novo conceito ajustado à ambição da Companhia de oferecer o melhor produto da indústria aos seus Clientes. Até ao final de 2019, a TAP receberá mais 19 aviões Airbus A330-900neo.

“É um dia histórico para a TAP e para a aviação, para Portugal e para o Brasil, que pela primeira vez é o destino de um voo comercial inaugural de uma aeronave de longo curso. A TAP fica na história como a primeira companhia do mundo a voar o avião mais eficiente e mais confortável de sempre e inova também ao permitir que todos os passageiros estejam sempre ligados. A Companhia é pioneira ao oferecer mensagens de texto ilimitadas, via wifi, em voos transatlânticos”, afirma Antonoaldo Neves, Presidente Executivo da TAP.

Além de um sistema de entretenimento a bordo e conectividade de última geração, com wifi disponível, o primeiro Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa confortável configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe económica plus e 168 em classe económica. A nova cabina Airspace by Airbus, entre outras novidades, oferece mais espaço a cada Cliente, compartimentos de bagagem maiores e um inovador sistema de iluminação de cabina. O novo avião veio para reforçar e expandir a operação do longo curso da TAP.

O Airbus A330-900neo é uma aeronave de última geração. O novo avião incorpora a última geração de motores Rolls-Royce Trent 7000, altamente eficientes e uma nova asa de maior envergadura com otimização 3D e com novos sharklets para proporcionar o melhor desempenho aerodinâmico. Em conjunto, estes avanços trazem uma redução significativa no consumo de combustível na ordem dos 10-12% em comparação com aeronaves concorrentes de tamanho similar que pertencem à geração anterior.

A TAP já recebeu seis aviões Airbus NEO novos este ano e continuará nesse processo, alcançando 37 novas aeronaves até ao final do próximo ano e 71 até 2025.

Esta renovação e crescimento da frota tem permitido à Companhia anunciar novos destinos e mais frequências. Na América do Norte, São Francisco, Washington e Chicago são os novos destinos já à venda, juntando-se a Nova Iorque - JFK, Nova Iorque- Newark, Boston e Miami, à partida de Lisboa, e Nova Iorque- Newark à partida do Porto, além de Toronto, no Canadá.

Telavive, Dublin e Basileia são outros novos destinos que a TAP já anunciou para 2019.