Turismo

Madeira tenta quarto título mundial

Os ‘óscares’ do turismo a nível mundial são entregues este sábado no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa, com 55 candidatos portugueses na expectativa de vencerem  os World Travel Awards, entre os quais a Madeira que volta a disputar o título de melhor destino insular do mundo.

A Região foi este ano distinguida pela quinta vez como ‘melhor destino insular’ da Europa, na gala que decorreu no Zappeion Megaron Hall, em Atenas, na Grécia. A Madeira já havia ganho em 2017, 2016, 2014 e 2013. Um feito coroado com expressão plena com a obtenção do título mundial por três vezes e de forma consecutiva: 2017, 2016 e 2015.

Para além da tentativa da Madeira obter o quarto título mundial, a jogar em casa, Portugal tenta conquistas a diversos níveis. Por exemplo, enquanto País pode repetir a proeza do ano passado e sagrar-se novamente o melhor destino turístico do mundo. Lisboa tenta obter o galardão de melhor destino citadino do mundo, apesar da concorrência feroz de cidades como Rio de Janeiro, Paris, Londres, Nova Iorque, São Petersburgo, Marraquexe ou Hong Kong, sendo certo que capital portuguesa está ainda nomeada como melhor destino de cruzeiros, melhor porto de cruzeiros e melhor destino city break.

O Algarve é candidato a melhor destino de praia e os Açores concorrem na categoria de melhor destino de mergulho. A Parques de Sintra – Monte de Lua quer manter-se como melhor empresa de conservação enquanto os Passadiços do Paiva, em Arouca, estão nomeados  para melhor atracção turística de aventura e melhor projecto de desenvolvimento turístico.

Com expectativa elevada estão também o Turismo de Portugal, que é candidato a melhor organismo oficial de turismo, a DouroAzul que é candidata a melhor empresa de cruzeiros fluviais e a TAP que está nomeada para quatro categorias: melhor companhia aérea para a Europa, para África e para a América do Sul e melhor revista de bordo, com a Up Magazine.

22 hotéis e resorts portugueses em 31 categorias ligadas ao sector também vão doseando a ansiedade. Entre estes estão os madeirenses Belmond Reid's Palace que tenta ser o melhor resort insular, o The Vine que procura ser  o melhor hotel de design e o Pestana Porto Santo All Inclusive que disputa o título de Melhor resort tudo-incluído

Os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística, de modo a estimular a competitividade e a qualidade, sendo a selecção dos nomeados feita pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países.

Os prémios representam uma das distinções mais importantes que os diversos agentes do sector turístico podem receber, sendo a marca reconhecida globalmente como selo de qualidade.

Esta é a primeira vez que Portugal recebe a final mundial dos World Travel Awards, embora já tivesse sido palco das galas europeias em 2009 em Óbidos e em 2012 no Algarve, em 2012. Um certame que volta a Portugal no próximo ano pois a Madeira foi o destino escolhido para acolher a cerimónia europeia, conforme noticiou o DIÁRIO em primeira mão em Maio passado.