Turismo

Agentes de viagens lamentam degradação do serviço da TAP

O sector das agências de viagens também enfrenta uma atmosfera de final de ciclo.  E a este nível, a importância da concorrência ao longo da cadeia de valor é vista como “um simples sinal dos tempos e da importância do consumidor”. Uma ideia defendida pelo Presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, no discurso de arranque do 44.º congresso nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) que decorre até sábado em Ponta Delgada, nos Açores.

Neste clima de mudança, o líder da APAVT consideras as ambições das companhias aéreas em geral e da TAP em particular como legítimas. Contudo, lamenta “a degradação do serviço, que nos tem obrigado a gerir a insatisfação crescente dos nossos clientes”. “Temos hoje menos pontualidade, experiência menos feliz no embarque, menor qualidade de serviço a bordo. E sim, lamentavelmente, temos também menos diálogo”, acrescentou.

“Contra o que é tradição, é verdade, mas sobretudo, em nosso entender, contra o que é o nosso direito, direito que nos é conferido por cerca de 900 milhões de euros de passagens aéreas anualmente emitidas pelo sector, só em sede de BSP, e, sobretudo, pelos milhões de clientes que nos compraram essas passagens aéreas, por confiarem tanto no nosso trabalho, como na nossa integridade. Foi através de longos anos de diálogo, num clima de compreensão e respeito mútuo, e através de muito trabalho e criatividade, que juntos, APAVT e TAP, modernizámos o sector”, argumentou.

Pedro Costa Ferreira garante ter vontade de dialogar. Julga que quem representa um sector não ergue muros, constrói pontes e procura consensos. “Diria mesmo que constrói pontes e procura consensos, sobretudo se as margens que as pontes unem, representam interesses diferentes, ou mesmo litigantes. E é exactamente por isso que queremos dar as boas-vindas a todos os representantes da TAP aqui presentes, certos de que valerá a pena um esforço mútuo de aproximação. Ambos, e o turismo português, teremos muito a ganhar com isso”, salientou.

A resposta veio de forma subtil de uma antiga responsável de vendas da TAP. Ana Paula Carvalho foi distinguida como membro honorário da APAVT e na altura pediu “respeito, parceria e amizade…que nunca fizeram mal a ninguém!”.