Turismo

AHRESP quer discussão mais alargada sobre taxa turística em Fátima

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) solicita à Câmara Municipal de Ourém a suspensão do processo de intenção de criar uma taxa turística em Fátima, disse hoje esta organização, em comunicado.

Segundo o presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, citado na nota de imprensa, "não existiu qualquer informação ou diálogo, formal ou informal, com a AHRESP, sobre esta matéria".

"Temos conhecimento que também não existiu qualquer informação ou diálogo, formal ou informal, com o Turismo do Centro, nem com a instituição, nem com o seu presidente, que foi nesta matéria também apanhado de surpresa", acrescenta.

Mário Pereira Gonçalves assume que a associação é "contra a criação de uma taxa turística, em razão dos dados do INE [Instituto Nacional de Estatística], que confirmam a diminuição de turistas no concelho de Ourém, no seguimento da queda da procura a que se assiste atualmente e tendo em conta as especificidades dos negócios familiares, muito sazonais, e com os contratos comerciais para 2019, e mesmo para 2020, já fechados, estes custos não previstos, serão exclusivamente suportados pelas nossas empresas, pondo em risco a sua sustentabilidade, bem como dos seus postos de trabalho".

"Devemos relembrar que, numa altura em que o mercado está retraído, e atendendo que o turismo de Fátima, é, na sua maioria, sustentado na receção de grupos, não podemos renegociar com os operadores, no curto prazo, novas condições", refere ainda o presidente da AHRESP.

O presidente da associação afirma que a AHRESP "sempre se mostrou disponível para dialogar com as autarquias e está uma vez mais recetiva a dialogar com o município de Ourém".

Recorda o "sucesso das negociações que, em estreito trabalho com a Câmara Municipal de Aveiro, levaram à respetiva abolição de uma taxa turística, bem como à reformulação do modelo em Lisboa".

"Foram casos em que existiu diálogo e através do qual se chegou a consensos. A AHRESP apela, assim, para que a Câmara Municipal de Ourém suspenda o processo em curso a fim de se poder refletir de forma mais ponderada a oportunidade, os riscos e as e implicações desta decisão", insiste.

A AHRESP solicita um período de debate com todos os agentes envolvidos antes de uma tomada de posição por parte da Assembleia Municipal de Ourém.

A aplicação de uma taxa turística em Ourém está em discussão pública até ao próximo mês.