Turismo

Programa ‘Best’ vai capacitar gestores e empresários do turismo

A secretária de Estado do Turismo revelou que arranca este mês o programa ‘Best’ para capacitar os gestores e empresários do turismo em questões como planeamento, inovação e digitalização.

“Vamos iniciar já este mês o grande programa de capacitação de gestores e empresários na área do turismo, em termos de competências digitais, planeamento, inovação e novos produtos – o programa ‘Best’, porque quem trabalha no turismo são os melhores”, disse ontem Ana Mendes Godinho, no encerramento do 30.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo.

Durante a sua intervenção, a governante destacou a aposta na formação do setor, sublinhando que, este ano, as escolas do turismo contam com cerca de 7.500 pessoas, entre ações de formação inicial e contínua.

De acordo com os números avançados pela secretária de Estado, nos últimos três anos, foram também criados 100 mil novos postos de trabalho na área do turismo.

Ana Mendes Godinho referiu ainda que um dos grandes desafios para o setor é “garantir que [em qualquer lugar] do mundo onde se fale do turismo, o primeiro país que vem à cabeça é Portugal”.

Além disto, a governante notou que é importante criar condições para fixar os jovens e fazer regressar os que abandonaram o país.

“Não somos só o melhor destino para visitar, somos o melhor destino para viver e trabalhar”, concluiu.