Um terço dos hotéis que páram no Inverno fecham entre 1 a 3 meses

AHP fez estudo

Um terço das unidades hoteleiras que admitem  fechar portas durante a época baixa esperam fazê-lo em períodos de entre  um a três meses, de acordo com o inquérito revelado hoje pela Associação  da Hotelaria de Portugal (AHP).   

O estudo da AHP, que inquiriu 160 responsáveis do sector, revelou, também,  um crescimento de 3% no número de hotéis que admite encerrar durante o inverno,  com 48% dos inquiridos no Algarve a declararem que vão fechar neste período.  

"É mau para o destino e acentua a sazonalidade do Algarve, que necessita  rapidamente de medidas de estímulo", disse, em comunicado, a presidente  da direção executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.   

Em Novembro, a responsável da AHP disse à Lusa que muitos hotéis devem  fechar na denominada época baixa, principalmente no Algarve, no Alentejo  e no Centro, porque a procura é reduzida nessa altura.   

 "No ano passado, os encerramentos na época baixa (Inverno) foram de  11% a nível nacional. Este ano, a expectativa é de que encerrem mais, principalmente  no Alentejo", disse Cristina Siza Vieira.   

"No Alentejo, mais de 80% do turismo é nacional. A nossa preocupação  com o Alentejo é muito grande", frisou a responsável.

No Algarve - onde no ano passado 30% dos hotéis encerraram no inverno  e este ano devem fechar mais de 100 - e na região Centro também são esperados  muitos fechos temporários, disse.   

Afirmando que sempre houve hotéis que "encerram no inverno porque é  a altura de férias de empregados, de remodelações, de obras de conservação",  Cristina Siza Vieira admitiu, contudo, que nos últimos anos os motivos prendem-se  sobretudo com a crise.   

 
 

+A A -A