Turismo

Mais de 550 empresários e gestores debatem desafios do Turismo

De 22 a  24 de novembro, a cidade de Ponta Delgada, nos Açores, vai ser o palco do debate turístico nacional, com o congresso da APAVT a reunir quase seis centenas de empresários e gestores do setor em torno das questões relacionadas com os desafios do crescimento.

"Uma vez mais, a APAVT reúne o sector, para olhar o futuro. Vivemos um momento agridoce. Por um lado, colecionámos êxitos vários, ao longo do último ciclo de crescimento; por outro, vivemos uma atmosfera de fim de ciclo, que nos obriga a repensar estratégias e atitudes, estratégias e atitudes que abordaremos,  imersos num destino turístico ímpar, que são os Açores", afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, concluindo que «deste modo, estou certo que estão reunidas todas as condições para mais um grande congresso».

Na abertura, que terá lugar na tarde de dia 22, destaque para um momento onde aprenderemos o valor do sonho, da disciplina, do planeamento e da superação, com o testemunho ímpar de Ângelo Felgueiras, piloto da aviação civil por opção e aventureiro por vocação.

No dia seguinte, o advogado, vice-presidente do CDS e ex-secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, o presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, o presidente da ALEP-Associação do Alojamento Local em Portugal, Eduardo Miranda, a par do CEO da Boost Portugal, João Paiva Mendes, são os oradores que vão dedicar-se ao tema principal do congresso «Turismo em Portugal: Os desafios do crescimento», logo na manhã de sexta-feira, dia 23, com a moderação do vice-presidente da APAVT, Duarte Correia.

Na mesma lógica, mas especificamente sobre o destino Açores, o painel seguinte conta com a participação da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, com o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, ex-Agente de Viagens e atual hoteleiro, Rodrigo Rodrigues, da secretária-Geral da AHRESP, Ana Jacinto, e do presidente da SDEA-Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores e ex-secretário Regional do Turismo e Transportes, Vitor Fraga, sob a moderação de Rui Ámen.

No sábado, 24, a manhã inicia-se com um painel dedicado às «Oportunidades da Tecnologia», que conta com um leque alargado de contributos, designadamente dos diretores dos GDS Amadeus e Travelport, respetivamente Cláudio Santos e António Loureiro, dos  CEOs da Viatecla, Pedro Seabra, e da Go4Travel, Vasco Pinheiro, do Digital Signage Manager  da LGE, Paulo Couto, e do CEO da Click and Play, Nuno Carvalho, sob a coordenação e moderação do Professor Paulo Amaral.

Logo de seguida, tempo para um «à conversa com… Francisco Pita», administrador da ANA/Vinci, conduzida pelo presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira. Aeroportos de Portugal: De braços abertos ou portas fechadas? A que distância estamos de um futuro mais acolhedor?

Dentro e fora do auditório, o congresso da APAVT vai uma vez mais proporcionar também uma extraordinária oportunidade de networking entre parceiros de negócio.