Turismo

Dormidas na Hotelaria com queda de 5% em Agosto

As novas estatísticas do turismo e hotelaria estão aí e revelam, à cabeça, que Agosto, aquele que é precisamente o mês mais forte no sector na Madeira, uma quebra de 5% face ao ano passado. E, pior, o acumulado do ano, entre Janeiro e Agosto de 2018, já apresentam uma quebra de 3,9%, num acumulado que já ascende a mais de 4,9 milhões de dormidas.

Para piorar o cenário para a hotelaria regional, é a maior quebra em termos nacionais, contribuindo tal como as regiões Centro, Algarve e Açores para a quebra global (-0,5%) nuo acumulado do ano. Segundo as contas do INE, "em Agosto, as dormidas de residentes aumentaram na maioria das regiões, com destaque para o Algarve (+9,1%) e Centro (+4,7%)", mas na Madeira caiu 1,4%, a segunda maior quebra atrás do Alentejo (-4%). "No período de Janeiro a Agosto, no que respeita a residentes, o realce vai para os crescimentos registados no Algarve (+7,6%), Centro (+5,2%) e RA Açores (+4,7%)", enquanto na Madeira assistiu-se a uma diminuição de 4,1%, de longe a maior quebra, seguida do Alentejo (-0,6%).

"Nas dormidas de não residentes, em Agosto, registaram-se crescimentos apenas no Norte (+2,7%) e Alentejo (+0,5%). Os decréscimos mais acentuados ocorreram no Centro (-13,6%), Algarve (-7,2%) e RA Madeira (-5,6%)", frisa. "Desde o início do ano, realça-se o crescimento no Alentejo (+10,1%) e no Norte (+6,3%) e, em sentido contrário, o decréscimo no Centro (-10,5%)", seguido pelo Algarve, pela Madeira (-3,9%) e pelos Açores.

Pela positiva, a estada média em Agosto na Madeira aumentou de 5,56 noites em Agosto do ano passado para as actuais 5,61 noites (+0,9%), mas perdeu-se na taxa líquida de ocupação-cama, que caiu 3 pontos percentuais de 83,1% para 80,1%. no pico do Verão.

Daí não ser de estranhar que os proveitos totais da hotelaria na Região Autónoma tenham dminuído 0,8% em Agosto de 47,3 milhões de euros no mesmo período do ano passado, para os actuais 46,9 milhões de euros em Agosto deste ano, embora os proveitos de aposento tenham aumentado ligeiramente (+0,4%) de 31,5 milhões para 31,6 milhões.

Para piorar o cenário, o rendimento por quarto disponível, o RevPAR baixou na Madeira de 69,5 euros em Agosto de 2017 para 68,8 euros em Agosto deste ano, sendo que somos a única região onde isso aconteceu.