Turismo

Ocupação hoteleira na Madeira em 2012 "recua" para valores de 2004

A Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) informou hoje que a ocupação hoteleira na Madeira no fim do ano se situou nos 73,2%, mas considerou que todos os indicadores de 2012 apontam para "um recuo" a valores de 2004.

"Há uma ligeira melhoria nos valores de todo o ano de 2012 em relação a 2011, mas se compararmos com anos anteriores verificamos que estamos aquém dos números habituais e recuamos a 2004/2005 nos principais indicadores", disse à agência Lusa o responsável pelo sector da ACIF, José Alberto Cardoso, sem, no entanto, adiantar números anuais.  Segundo o também vice-presidente da associação, "tudo indica que se cumpriram as perspectivas" dos hoteleiros, tendo por com base o inquérito efetuado pela ACIF junto dos associados entre 13 e 18 de Dezembro e que aponta, no último dia do ano, para "uma taxa de ocupação de 73,2%, superior aos 63,2% registados em 2011".   O responsável realçou que estes números foram obtidos junto de 52 empreendimentos turísticos da região, que "representam mais de 15 mil das cerca de 29 mil camas do mercado regional (52%)".  Por seu turno, fonte da Secretaria Regional do Turismo da Madeira declarou à Lusa que "mantém o valor divulgado da ocupação nas unidades hoteleiras nesta altura do ano nos 78%".  José Alberto Cardoso justificou a ligeira diferença nos números com o facto de a ACIF ter feito a auscultação em empreendimentos turísticos em vários concelhos da Madeira (Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz, São Vicente, Calheta, Ribeira Brava) e na ilha do Porto Santo, enquanto a consulta do Governo Regional "se deve ter concentrado" sobretudo na capital madeirense.

Os dados da ACIF indicam que 70% das unidades hoteleiras inquiridas pela associação se situam no concelho do Funchal.  "Este ano foi melhor do que em 2011, para o que contribuiu o reforço de 14 mil lugares da TAP, a entrada da Monarch e da Lufthansa na linha, que foi um novo alento, além do acréscimo de voos da Easyjet", apontou odirigente associativo.  José Alberto Cardoso argumentou que "2008 foi um ano bom, em 2009 começou a recessão, em 2010 aconteceu o 20 de fevereiro [temporal que fez mais de 40 mortos], em 2011 houve uma ligeira recuperação com a 'primavera árabe', mas em 2012 aconteceram os incêndios e o surto de dengue, que está controlado, pelo que há quatro anos que o turismo da Madeira está a apanhar uma grande pancada".  O responsável mencionou também que, de acordo com os dados da auscultação feita junto dos associados, a ocupação média estimada em Dezembro de 2012 foi de 47,9%, contra 42,4% no ano anterior.  Quanto ao período de Natal, referiu que os vários empreendimentos registaram 55% de ocupação, o que representou um acréscimo de nove pontos percentuais em comparação com esta altura do ano de 2011.

No período entre 28 de Dezembro e 02 de Janeiro, a taxa sofreu a mesma evolução nos dois anos, como mais 9%, situando-se nos 68,4% em 2012.  A auscultação da ACIF foi efetuada junto de unidades com a classificação de cinco (22%), quatro (56%) e três (22%) estrelas, entre hotéis, estalagens, hotéis-apartamentos e quintas da região.