Turismo

Azores Airlines vai disponibilizar mais 974 lugares no Inverno

A Azores Airlines, operadora do grupo SATA, vai reforçar as ligações a partir do final de outubro, no âmbito da operação inverno IATA 2018/2019, disponibilizando mais 974 lugares, foi hoje anunciado pela empresa.

A Azores Airlines, que assegura as ligações dos Açores com o exterior do arquipélago, passa a oferecer 68 voos semanais entre o continente e os Açores, oito na ligação com a Madeira, 18 para a América do Norte e oito na Europa/Macaronésia.

Estimando-se um acréscimo de 21.428 lugares âmbito da operação inverno IATA, período de menor procura em que as companhias aéreas tradicionalmente reduzem a oferta, com estas alterações a Azores Airlines espera um aumento da procura de novembro de 2018 a março de 2019 na ordem dos 3%, face ao período homólogo anterior.

A operadora vai passar a ligar a Terceira e o Porto à quinta-feira, enquanto a rota entre Ponta Delgada e Toronto sofre um acréscimo de três para quatro frequências semanais, utilizando a nova frota A321neo, com início em 17 de dezembro.

A Azores Airtlines encontra-se num processo de alienação de 49,9% do seu capital social, tendo o grupo SATA anunciado em 17 de abril que a Loftleiðir Icelandic foi pré-qualificada para a segunda fase do processo.

Segundo o grupo, ficou pré-qualificado o único potencial comprador que apresentou manifestação de interesse na Azores Airlines.

De acordo com o caderno de encargos da alienação de capital da operadora açoriana, o futuro acionista da Azores Airlines terá que "respeitar obrigatoriamente" a manutenção do plano de renovação da frota iniciado com o A321 NEO.

Terá ainda de promover o "cumprimento da operação aérea regular mínima", sendo que esta contempla as ligações entre o continente e os Açores, nomeadamente as rotas liberalizadas entre Ponta Delgada e Lisboa, Ponta Delgada e Porto, Terceira e Lisboa e Terceira e Porto.

O futuro acionista tem também de assegurar as ligações de obrigação de serviço público entre Lisboa e Horta, Lisboa e Pico, Lisboa e Santa Maria e Ponta Delgada e Funchal, bem como a ligação de Ponta Delgada com Frankfurt, a par das rotas a partir da Terceira e Ponta Delgada com Boston e Oakland, nos Estados Unidos, e Toronto, no Canadá.