Turismo

Il Basilico reedita 'Itália com Alma'

O festival 'Itália com Alma' está de regresso ao restaurante italiano do grupo hoteliro madeirense PortoBay, o Il Basilico, localizado junto à promenade do Lido, na cidade do Funchal, entre 20 e 26 de Setembro.

O Restaurante Il Basilico - no resort Vila Porto Mare - promove uma semana dedicada aos gostos da Itália. Novos pratos inspirados nas diferentes regiões italianas, num ambiente de agradável fusão de sabores, partilhados entre locais e turistas.

Os chefes Giorgio Damasio e Ricardo Bolas são os convidados especiais desta edição.

Giorgio Damasio é um chefe italiano nascido em Génova. Cedo trocou a carreira académica em Ciências Políticas pela paixão pela cozinha, herdada sobretudo da mãe e da avó. Vive atualmente em Lisboa onde abriu recentemente o restaurante Giosário – a perfeita fusão, um projeto conjunto com a sua esposa, Rosário. O seu estilo de cozinha descreve-se como uma versão moderna dos sabores tradicionais da gastronomia italiana e portuguesa.

Ricardo Bolas iniciou a sua carreira logo após a sua formação em Cozinha e Pastelaria, tendo trabalhado no hotel da Lapa, onde conheceu o chef Giorgio Damasio, e em vários restaurantes de renome em Lisboa, inclusive o Mercantina, onde também partilhou cozinha com Damasio. Atualmente é chefe executivo dos restaurantes pizzeria ZeroZero, em Lisboa, famosos pelas suas pizzas de massa fina e artesanal e pratos com os melhores ingredientes de origem italiana.

Durante a próxima semana, no restaurante Il Basilico, será possível degustar as especialidades culinárias destes dois chefes, que prometem surpreender pelos seus apurados sabores, entre as quais: Ravioli de caranguejo com pesto de agrião, Risotto de alheira, pêra, amêndoas e redução de moscatel e Barriga de porco cozida a baixa temperatura com textura de marmelos.

Terminado o evento, e como já tem vindo a acontecer em anos anteriores, os pratos eleitos pelos clientes ganham destaque na renovação anual do menu do restaurante.

Inserida no calendário de PortoBay Events, esta semana gastronómica vem reforçar a estratégia do grupo PortoBay de dinamização de atividades que maximizem a experiência do destino, assim como proximidade à comunidade local. As atividades que constam do programa do evento são dirigidas aos hóspedes dos hotéis e a membros do cartão Gourmet, clube de fidelização deste grupo hoteleiro.