Turismo

Turismo impulsiona criação de empresas

O total de novas empresas constituídas em Portugal aumentou 12,9%, para 20.942, até maio face ao período homólogo, numa dinâmica generalizada a todos os setores, mas sobretudo notória no turismo, revela o barómetro Informa D&B.

Segundo os resultados do barómetro, os setores ligados ao turismo reforçaram no período a contribuição para as novas empresas, em especial nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, sendo responsáveis por quase 30% do total dos nascimentos e por quase dois terços do crescimento total das constituições.

Entre os setores que mais contribuíram para as novas empresas, destacaram-se os serviços (mais 792 nascimentos, +13,2%), "com a forte contribuição das atividades de animação turística e de agências de viagens" e as atividades imobiliárias (mais 568 nascimentos, +37,2%), numa tendência "transversal a todas as regiões, em especial nos concelhos de Lisboa, Cascais e Porto".

Evidenciaram-se ainda os setores da construção (mais 408 nascimentos, +25,4%), com maior destaque nos concelhos de Lisboa e Sintra, de alojamento e restauração (mais 274 nascimentos, +12,2%), "em particular o alojamento mobilado para turistas" e sobretudo nos concelhos de Lisboa e Porto, apesar de a restauração representar ainda dois terços do total de nascimentos do setor, e dos transportes (mais 271 nascimentos, +56,0%) em particular as atividades de transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros, que mais que duplicou até maio, nomeadamente nos concelhos de Lisboa e Almada.

"Em sentido contrário -- nota a Informa D&B - a agricultura, pecuária, pesca e caça registaram uma descida nas constituições (menos 370 empresas, -37,3%) transversal a todas as regiões, mas "com especial impacto" no Alentejo.

No que se refere aos encerramentos de empresas, aumentaram 5,9% nos primeiros cinco meses do ano face ao período homólogo, "com forte contribuição dos meses de abril e maio".

Já as novas insolvências (1.080) mantiveram até maio "o ciclo de descida iniciado em 2013, mas de forma menos acentuada".

O barómetro reporta ainda que, em maio, a percentagem de empresas que pagaram dentro dos prazos acordados (15,1%) atingiu o valor mais baixo desde 2007, sendo esta tendência transversal a todos os setores e regiões.

Segundo a Informa D&, "este indicador está em queda desde setembro de 2017", tendo-se em maio o atraso médio de pagamento situado nos 26 dias, com dois terços das empresas a pagarem com um atraso até 30 dias.