Dia tranquilo no porto antes da enchente

O Porto estará hoje vazio. FOTO JOANA SOUSA/ASPRESS
Véspera da noite de fim-de- ano sem navios no porto Do Funchal

Esta domingo é um dia calmo no Porto do Funchal. A véspera de fim-de-ano não regista, na página da Administração de Portos da Madeira na internet, qualquer entrada ou saída de navios. Uma calma que contrasta com o significativo movimento que se prevê para esta segunda-feira, como é já tradição.

De resto, e ainda de acordo com a agenda dos Portos da Madeira, como habitualmente o grande movimento de cruzeiros no Funchal acontece esta segunda-feira numa escala que se prolonga até às primeiras horas do novo ano.

Como já foi noticiado nos últimos dias, são esperados esta segunda-feira, na capital madeirense, oito navios de cruzeiro.  O primeiro a chegar será o Thomson Majesty, que aporta ao Funchal pelas 07h00 e tem saída prevista para meia hora antes do início do fogo, pelo que os passageiros ainda poderão admirar o espectáculo pirotécnico ao largo do Funchal.  Uma hora mais tarde, às 08h00, deverá dar entrada o Azura, que deixa a Região meia hora depois da passagem de ano. O Queen Victoria também tem entrada prevista para as 08h00 e sai também logo depois do fogo de artifício. Ainda durante a manhã desta segunda-feira chegam mais dois navios: o Boudicca e o AindaBella. O primeiro chega pelas 08h30 e sai um minuto antes da meia-noite. O segundo entra às 09h00 e sai ao fim da primeira hora de Janeiro de 2013. Já para o início da tarde, às 13h00, está prevista a chegada do navio AidaSol, que tem saída agendada para a tarde desta terça-feira. Finalmente, esperam-se mais dois navios pouco antes da meia noite. O MSC Divina chega pelas 22h00 e sai um dia depois, às 18h00.  O último a entrar neste ano é o Saga Sapphire.

Chega uma hora antes do fogo e deixa a Região a meio da tarde do primeiro dia do ano.

Recorde-se que esta passagem de ano, que terá no porto do Funchal cerca de 23 mil pessoas divididas pelos vários navios que estarão no porto, ficará marcada por um concerto de apitos, às 19h, que promete abrilhantar ainda mais a festa da passagem de ano no anfiteatro do Funchal.

+A A -A