Turismo

eDreams reforça utilização da inteligência artificial para impulsionar experiências personalizadas de viagem

A eDreams ODIGEO anuncia que reforçou a sua capacidade de fornecer um serviço verdadeiramente personalizado aos viajantes, ao apresentar as ofertas mais relevantes e personalizadas através da implementação de soluções de Inteligência Artificial, através de uma inovadora tecnologia de Aprendizagem Automática (Machine-based Learning, ou MBL). Ao alavancar a análise algorítmica, ao mesmo tempo que assegura a total confidencialidade da informação dos clientes, a maior agência de viagens online da Europa obteve benefícios significativos tanto para os clientes como para o negócio, especialmente ao nível do número de visitantes das suas plataformas que acabam por efetuar a reserva de um voo. Em alguns cenários, a eDreams ODIGEO assistiu a um aumento de 50% nas taxas de conversão dos visitantes das plataformas, impulsionadas por uma oferta personalizada e adaptada a cada cliente.

Um vasto conjunto de algoritmos, implementado nas plataformas do Grupo, executa aproximadamente dois mil milhões de previsões personalizadas por dia utilizando dados anónimos e agregados, relacionados com o comportamento dos clientes, para antecipar as suas necessidades específicas de viagem quanto a voos mais convenientes, ao alojamento ou a uma ampla variedade de opções complementares. A empresa registou também em todas as suas grandes marcas de viagem - eDreams, GO Voyages, Opodo e Travellink – um aumento recorde de 10% no rácio de clientes que acrescentam um produto complementar à sua reserva de viagem, seja bagagem, assentos ou seguros.

Os algoritmos utilizados geram uma verdadeira oferta personalizada para cada cliente, permitindo à eDreams ODIGEO personalizar à escala – uma possibilidade tecnologicamente impossível há alguns anos atrás. Isto permite à eDreams ODIGEO disponibilizar ofertas personalizadas e escolhas mais indicadas, que podem poupar tempo e dinheiro aos clientes quando viajam.

Nos últimos anos a eDreams ODIGEO tem vindo a alargar progressivamente a utilização de tecnologias de aprendizagem automática, garantindo de forma contínua as melhores ofertas possíveis aos clientes. Desde os voos e os hotéis mais convenientes em cada caso, aos serviços adicionais mais adequados ao nível da bagagem ou do seguro, as opções disponibilizadas são sempre adaptadas às necessidades e preferências de cada cliente.

Para apoiar uma equipa de 400 engenheiros de software e garantir uma dedicação contínua às tecnologias de MBL a uma escala global, a eDreams ODIGEO integrou peritos em MBL em toda a sua estrutura para continuar a melhorar a experiência do cliente, identificar potenciais problemas em tempo real e conseguir um impacto positivo nos resultados da empresa. Todos os dias, estes especialistas talentosos, recrutados à escala mundial, desenvolvem e implementam novos algoritmos em toda a organização.

Dana Dunne, Diretor Executivo da eDreams ODIGEO, refere que na eDreams ODIGEO tentam sempre utilizar a tecnologia em prol dos clientes, de modo a fornecer-lhes a melhor relação qualidade/preço e as combinações de viagens mais convenientes. "Possuímos mais de 18 milhões de clientes em 43 países, sabemos que não há dois clientes iguais e, por isso mesmo, não der a produtos e serviços personalizados de forma muito mais rápida e fácil, protegendo sempre totalmente os dados dos próprios clientes durante o processo. A tecnologia de aprendizagem Automática é uma vantagem para os nossos clientes e para o nosso negócio", refere.