Turismo

Turismo do Centro aposta em produtos diferenciadores para contornar impactos dos incêndios

A cultura, a gastronomia e o património do Centro foram hoje destacados pelo presidente do Turismo daquela região como os produtos que vão permitir diminuir os impactos da destruição causada pelos incêndios do último ano.

“O desinteresse pelas zonas afetadas pelos incêndios foi, no imediato, notório, mas procurámos dar a volta ao jogo e apostar em produtos diferenciadores: cultura, gastronomia ou património. São produtos que estão intactos e não foram afetados pelos incêndios”, afirmou Pedro Machado.

À margem da apresentação da estratégia de promoção da região de turismo EUROACE, formada pelas regiões portuguesas do Alentejo e do Centro e a espanhola da Extremadura, na Bolsa de Turismo de Lisboa, o responsável destacou que o turismo na região Centro cresceu no ano passado 14,7% em relação a 2016, e dobra a média nacional de 7,3% em “hóspedes e dormidas”.

“O nosso objetivo é receber na região Centro eventos que prolonguem o tempo que os visitantes permanecem. Por exemplo: Coimbra vai acolher, em maio, a Cimeira Mundial da Saúde; Viseu vai receber, em julho, um evento da renovação e apresentação dos trunfos portugueses (gastronomia, cultura, património e folclore) e Fátima receberá, também em julho, o encontro mundial de famílias católicas com 9.000 pessoas durante uma semana”, disse o presidente do Turismo Centro de Portugal.

Quanto às perspetivas de desenvolvimento das regiões afetadas pelos incêndios, Pedro Machado mostra-se otimista com as previsões para o ano de 2018, quer através da dinamização de novos modelos de negócio, quer através da formação profissional que as populações podem receber.

“Queremos qualificar os quadros que estão em atividade, os que não tendo atividade podem ser chamados a participar através de formação específica e aqueles que, estando no ativo, podem, através de um processo de formação-conversão, eventualmente, deixar profissões, que estão neste momento com um desgaste maior, e aproveitar esta oportunidade. (…) Se formos capazes de ter medidas concretas, políticas públicas e metodologia dentro do que é a estratégia do Turismo Centro de Portugal que permita criar novos modelos de negócio, podemos ajudar jovens empresários a reerguer-se e a fixarem-se no território”, afirmou.

O Turismo Centro de Portugal assinou, hoje, um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional que visa a qualificação de trabalhadores no setor do Turismo.