Concerto de apitos no porto com 8 navios no fim-de-ano

O projecto é da autoria do compositor e músico madeirense Francisco Loreto e promete tornar-se num espectáculo musical inesquecível. Foto Aspress
O 'Madeira New Year Ships Horns Concert' será um evento único no mundo

Pela primeira vez, a Madeira irá ser palco, ao final da tarde do dia 31 de Dezembro, de um inovador concerto protagonizados por oito navios, que utilizando os seus apitos irão entoar de forma sincronizada uma obra musical, denominada '2012 Last Sunset Symphony'.

Trata-se de um projecto da autoria do compositor e músico madeirense Francisco Loreto, também autor da obra musical, que a Secretaria Regional Cultura, Turismo e Transportes (SRCTT) decidiu integrar nas Festas de Natal e Fim-de-Ano 2012/2013.

A iniciativa conta já com a confirmação de todos os navios de cruzeiros que irão marcar presença na passagem do fim-de-ano na Madeira, designadamente Queen Victoria, Azura, Aida Sol, Aida Bella, Thomson Majesty e Boudicca, aos quais se juntarão ainda o navio Lobo Marinho e o rebocador Ponta do Pargo, que aceitaram de bom grado este desafio, num projecto que, refira-se, não acarreta quaisquer encargos financeiros adicionais para a SRCTT.

A ideia lançada por Francisco Loreto, professor do Conservatório - Escola das Artes da Madeira, músico da Orquestra Clássica da Madeira e compositor com prémios e obras editadas internacionalmente, vai permitir aproveitar a presença dos navios de cruzeiros que farão escala no porto do Funchal para o espectáculo pirotécnico de 31 de Dezembro, tornando-os artistas muito peculiares de um monumental concerto sinfónico produzido pelos respectivos apitos - que têm uma frequência e uma afinação equiparadas a notas musicais.

Este concerto, que terá uma duração aproximada de dez minutos, terá, com certeza, um impacto sonoro muito particular, atendendo à ressonância natural que estes sons normalmente assumem, ao ecoarem pela baía do Funchal e todo o teatro que a rodeia.

Um espectáculo que, sem dúvida alguma, tem todos ingredientes para seduzir os inúmeros turistas que nos visitam nesta altura do ano, bem como os próprios residentes.

Este será o único evento musical do mundo onde são protagonistas navios de cruzeiros. O porto de Montreal, no Canadá, promove um concerto do mesmo género, contudo utilizando apenas navios da marinha mercante e da guarda costeira.

Devido ao carácter inédito deste evento musical, este projecto deverá merecer honras de apresentação na 'Cruise Ships Miami Seatrade', uma importante conferência internacional de navios de cruzeiros.

+A A -A