Turismo

Congresso debate impactos do crescimento do turismo nas cidades

“Descobriram Portugal. E agora?!” é o tema da 29ª edição do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, organizado pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, que decorre de 15 a 17 de Novembro, em Coimbra, e que traz para debate seis grandes temas: “Turismo e a Europa das Regiões”; A condição periférica de Portugal”; “Como crescer sem perder a identidade?”; “As Pessoas: a aposta de sempre, os reptos do futuro”; “The Future of Hotel Revenue Management: Big Data, Business Intelligence & Analytics para hoteleiros” e “Novas tendências do alojamento – The Hotel. The Hostel. The House”.

Muito se tem debatido sobre a capacidade de carga dos destinos urbanos, sobretudo de Lisboa e do Porto. Quais os benefícios do seu crescimento turístico? Como continuar a ter a capacidade de atrair turistas e residentes? Depois de Barcelona, Berlim e tantas outras, é a vez das cidades portuguesas pensarem como gerir os impactos que o crescimento do Turismo coloca.

“Como crescer sem perder a identidade?” é o tema do painel que terá, como Keynote Speaker, Doug Lansky, Travel Writer e Tourism Development Advisor, defensor de que o importante são os traços distintivos de cada cidade, que se podem perder com a massificação do turismo e trazer a médio prazo prejuízos para quem investe no setor.

Depois da intervenção do Keynote speaker, teremos à mesma mesa, moderada por Miguel Júdice, um hoteleiro, Manuel Proença, presidente do Grupo Hoti Hotéis; Daniel Oliveira, jornalista, que tem defendido a criação de medidas que permitam aos condóminos decidir se querem ou não alojamento turístico no prédio onde habitam; e Albert de Gregorio, subdiretor do Turismo de Barcelona, que nos vem falar do modelo turístico adotado nessa cidade.

Raul Martins, presidente da AHP, defende ser importante que o setor assuma a liderança desta reflexão, sobretudo por ser o principal interessado no crescimento sustentável do Turismo. "É importante encontrar um modelo que permita monitorizar o volume de turistas versus capacidade de alojamento versus capacidade de habitação versus capacidade das infraestruturas, designadamente de transporte, aeroportuária, segurança, higiene urbana, etc. E, em razão desta monitorização, planear o Turismo. Isso é o que as várias cidades da Europa fazem mas que em Portugal ainda não acontece.”, refere.

As inscrições encontram-se abertas até 6 de novembro. Para usufruir de condições especiais, os interessados poderão fazer a inscrição até 20 de outubro em www.congressoahp.pt

Conheça o programa do Congresso aqui.

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal é a maior associação patronal da indústria hoteleira, cujos associados representam mais de 60% do número de quartos da hotelaria nacional.