Turismo

Dormidas na Madeira diminuem 3,2%

As dormidas na hotelaria madeirense baixaram 3,2% no último ano, em contraste com a tendêncial nacional de subida 1,5%. Os dados de Outubro foram hoje revelados pelo INE e apontam para 456 mil dormidas na Região, menos 15 mil que no mês homólogo do ano passado.

Algarve e Lisboa foram as únicas regiões a apresentar crescimentos homólogos nas dormidas (+8,9% e +5%, respectivamente), o que se verifica desde Maio no que se refere ao Algarve e desde Março relativamente a Lisboa. As restantes regiões prosseguiram a tendência decrescente que tem predominado nos últimos meses, em particular nos Açores, que registou uma quebra de 18,5%.

Madeira 2.ª na taxa de ocupação e líder na estada média

Como é habitual, as regiões com maior taxa de ocupação foram Lisboa (52,7%), Madeira (52%) e Algarve (40,3%).Em termos de evolução homóloga, o Algarve e Lisboa foram as únicas em que este indicador registou aumentos, de+2,3 p.p. e +0,6 p.p., respectivamente. Nas restantes regiões os níveis de ocupação reduziram-se, com maior impacto nos Açores (-5,4 p.p.) e no Centro (-4 p.p.). Na Madeira a quebra foi de um ponto percentual.

A Madeira foi a região do País com maior estada média (5,4 noites). Seguiu-se o Algarve (4,8) que registou o maior aumento (4,3 em outubro de 2011) neste indicador. A estada média nacional foi de 2,8 noites, similar à de Outubro de 2011 (2,7).