Turismo

Antiga fábrica de chocolates de Viana vai dar lugar a hotel temático

A antiga fábrica de chocolates Avianense,  fundada em Viana do Castelo há quase um século, mas entretanto abandonada,  vai ser transformada, em 2013, num hotel com 18 quartos e centro interpretativo  dedicado ao chocolate.   O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo,  José Maria Costa, confirmando a intenção dos promotores em avançar com a  obra já em 2013.

"Foi essa a garantia que nos transmitiram. Inclusive já garantiram apoio  de fundos comunitários na área do Turismo", explicou o autarca à agência  Lusa.   O processo de licenciamento do empreendimento deu entrada nos serviços  da autarquia a 17 de abril de 2012 e também já foi aprovado.   O objetivo dos promotores consiste na instalação, na antiga fábrica,  de uma unidade hoteleira, com restaurante e um Centro Interpretativo do  Chocolate, através de um investimento de um milhão de euros.    Segundo a autarquia, o conceito da proposta apresentada pelos promotores  - que já adquiriram o edifício - assenta num "hotel temático do chocolate".  "Será também uma obra muito importante para a reabilitação daquela zona  da cidade e insere-se no projeto de regeneração urbana que temos em curso",  sublinhou José Maria Costa.   Além do alojamento, com 18 quartos, o empreendimento vai conservar a  histórica fachada do edifício principal e terá ainda uma área de restauração  com capacidade para 50 pessoas.

A reconversão da antiga fábrica de chocolates em unidade hoteleira é  uma solução apoiada pela autarquia e, garante José Maria Costa, representa  o "culminar de uma vontade do executivo quanto à refuncionalização" daquela  antiga unidade, além de servir o propósito de revitalização do centro histórico. "Contribuindo para a preservação da memória histórica, comercial e industrial  da cidade", admitiu.