Turismo

"Números não são o inimigo do Turismo"

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, sublinhou que o desafio atual é gerir multidões e que o "inimigo" não são os números no setor turístico.

Em Lisboa, para participar na assinatura do memorando de adesão de Portugal ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o jordano Rifai afirmou que "os números, o crescimento e as multidões não são o inimigo".

"O desafio é como gerirmos essas multidões e esses números", resumiu, garantindo que as questões da sustentabilidade não devem ser usadas para defender que "se pare o Turismo".

"O Turismo, os números e o crescimento são os melhores aliados da sustentabilidade. Precisamos de crescer sustentavelmente", defendeu o dirigente da agência das Nações Unidas especializada em questões de Turismo, notando que "mais pessoas significam mais rendimentos e mais rendimentos significam melhor capacidade para tornar este mundo um local melhor".

Pelo que o objetivo passa por gerir turistas de forma correta e "não parar os números ou reduzi-los".

"A História da humanidade está relacionada com o crescimento, e se pararmos de crescer, paramos de conseguir retirar qualquer benefício da vida e talvez recuemos até tempos que não queremos voltar", avisou o dirigente à Lusa.

Esta tarde, Taleb Rifai assina, com a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o memorando de adesão de Portugal ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas e da OMT.

De entre os projetos do Governo que serão certificados pela OMT, estão o programa Revive e o Portuguese Trails.

Rifai informou que a principal mensagem deste ano é que o "Turismo é uma força para o bem" e que precisa de ser usada corretamente, porque as viagens e o Turismo devem "tornar o mundo num sítio melhor e contribuir para melhores empregos, mais rendimentos" e para a paz.

"Quantas mais pessoas viajarem, melhor se torna o mundo porque teremos maior capacidade de nos compreendermos e reduzirmos as diferenças entre nós e celebrarmos a diversidade. As diferenças são os bens de riqueza que nós temos", garantiu à Lusa.

Taleb Rifai está na madeira amanhã.