Turismo

Centro e Estremadura apresentam em Madrid mapa turístico transfronteiriço

A Turismo do Centro e a sua congénere espanhola Turismo da Estremadura vão apresentar em conjunto o "Mapa Transfronteiriço Centro de Portugal e Estremadura" durante a Feira Internacional de Turismo de Madrid - FITUR 2017.

"As duas entidades vão promover ações conjuntas de promoção turística durante a FITUR, que decorre de dia 18 a dia 22 na capital espanhola", disse  à agência Lusa o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado.

Pedro Machado acrescentou que o Mapa Transfronteiriço Centro de Portugal e Estremadura pretende promover alguns dos principais recursos turísticos de ambos os territórios, em particular o Turismo Cultural (Património Mundial da UNESCO), o Turismo Ativo e de Natureza e Gastronomia e Vinhos.

A apresentação oficial do mapa está marcada para as 12:30 do dia 19, no Stand do Turismo da Estremadura, que este ano contará com material de promoção da Turismo Centro.

"Esta é a uma das primeiras materializações de um projeto mais abrangente, de parceria institucional entre ambas as entidades, que assume como propósito principal alavancar uma estratégia de promoção conjunta de ambos os territórios, num aproveitamento de recursos e na conjugação de meios e de vontades", esclarece Pedro Machado.

A Turismo Centro avançou já em 2016 com ações de promoção turística conjunta com as regiões espanholas da Estremadura e de Castela e Leão, um mercado que abrange mais de seis milhões de pessoas dos dois lados da fronteira.

Também a Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) Centro de Portugal irá lançar na FITUR o guia Best Of 2017, "que reúne todos os Associados da ARPT Centro de Portugal, nas mais diversas fileiras do setor turístico".

O mercado espanhol é o primeiro emissor da região Centro de Portugal, o que, segundo os responsáveis da Turismo Centro, faz com que a presença na FITUR seja "absolutamente decisiva para cimentar as relações com operadores turísticos e imprensa, desbravando todas as potencialidades de um mercado tradicionalmente tão relevante para a região, no seu todo".

Segundo dados fornecidos pela Entidade Regional, na edição de 2016 a FITUR bateu recordes de participação, com um total de 9.605 empresas expositoras, provenientes de 164 países/regiões, registando 124.659 participantes profissionais e 107.213 visitantes, entre público geral e profissionais.