Turismo

Mais de 20 mil pessoas aguardadas no Festival de Turismo Gastronómico do Douro

A organização do Festival de Turismo Gastronómico do Douro, Património e Cultura prevê que mais de 20 mil pessoas passem pelos 12 dias do certame, que terá 22 restaurantes e 11 tascas a divulgarem gastronomia e vinhos da região.

"Estimamos que passem 20 a 30 mil pessoas pelos dias todos da 8.º Festival de Turismo Gastronómico do Douro, Património e Cultura, que decorre de 07 a 18 de dezembro", disse António Garcia, da organização do evento.

De acordo com António Garcia, marcarão presença no festival 22 restaurantes e 11 tascas tradicionais de Lamego, Tarouca, Tabuaço, Ervedosa do Douro, Vila Real, Régua, Pinhão e Alijó.

"O grosso dos restaurantes é de Lamego, Vila Real e Régua. Dos outros locais, teremos participações pontuais", acrescentou.

Tal como vem acontecendo desde a sua segunda edição, o Festival de Turismo Gastronómico do Douro, Património e Cultura vai decorrer "dentro dos próprios restaurantes".

"No primeiro ano concentrámos os restaurantes em Lamego, mas a logística de quem é de fora limita no tempo, a três, quatro dias, no máximo, daí termos optado por este modelo a partir da segunda edição, o que fez com que participassem mais restaurantes", esclareceu.

O evento de 12 dias visa levar "gente à região do Douro, procurando manter a atração turística da época alta".

"Pretendemos contrariar a sazonalidade, já que habitualmente esta região é muito visitada no verão e por altura das vindimas, nos meses de setembro e outubro", acrescentou.

Em destaque, estarão os pratos da região, entre os quais milhos e marrã, passando pelo cabrito assado e o bacalhau, transversal à maioria dos restaurantes participantes.

"Uma das novidades deste ano é o leitão, trazido por uma casa da Régua que abriu recentemente e que tem um nome curioso: SUS", apontou.

No seu entender, este é também um excelente pretexto para os restaurantes e tascas tradicionais divulgarem os seus programas de Natal e de fim de ano.

O 8. º Festival de Turismo Gastronómico do Douro, Património e Cultura é promovido pela Associação Empresários Hotelaria e Turismo do Douro, em parceria com a Câmara de Lamego, Turismo do Porto e Norte, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro e Museus de Lamego e Douro.