Turismo

Portugal conquistou quatro 'Óscares do Turismo'

Portugal manteve o mesmo número de ‘óscares do turismo’ na 23.ª edição dos World Travel Awards (WTA), que se realizou ontem nas Maldivas, obtendo quatro distinções, por sinal as mesmas  que obteve em 2015.

Para além da Madeira, reeleita pelo segundo ano consecutivo o melhor destino insular, a Parques de Sintra foi considerara a melhor companhia de conservação pelo terceiro ano consecutivo, o algarvio Vila Vita Parc foi eleito o melhor resort ecológico de luxo e o Conrad Algarve o melhor resort de lazer de luxo.

Portugal chegou à final dos WTA com 34 nomeações em 33 categorias, mas não conseguiu repetir o feito da gala europeia em que bateu o recorde de prémios, conquistando 24 galardões.

O The Vine Hotel, vencedor mundial em 2013, concorria na categoria melhor hotel Design, categoria que foi ganha pelo Armani Hotel Dubai. Mas não foi o único que veio de mãos a abanar. Da noite de glória nas Maldivas, o Algarve, nomeado para melhor destino de praia perdeu para o destino que recebeu ontem a gala mundial dos WTA; Lisboa, que, nomeada para melhor destino ‘short breaks’, melhor porto e melhor destino de cruzeiros perdeu Hong Kong, Mina Rashid e Jamaica, respectivamente; a TAP, que concorria a melhor website de companhia aérea perdeu para a Emirates, e o Turismo de Portugal, candidato a melhor website de autoridade de turismo (VisitPortugal.com), viu a VisiTheUSA.com levar o prémio.

Os grandes vencedores da noite foram o Dubai, o melhor destino do ano, feito conseguido pela sexta vez e de forma consecutiva nos últimos quatro anos. Uma distinção que acumula com o melhor destino para festivais e eventos. As Maldivas, no Oceano Índico, é o melhor destino para mergulho e tem o melhor resort romântico, o Baros Maldives. A Jamaica é o melhor destino para casamentos embora seja na Tailândia que se encontra o melhor resort para quem dá o nó, o InterContinental Samui Baan Taling Ngam Resort.

O italiano Forte Village Resort  é um ‘case’, com cinco distinções. Não só é o melhor resort, como o n.º 1 nos resort de luxo para famílias, resort de entretenimento, academia de desportos e revista in house.

Saiba ainda que Nova Iorque é o melhor destino de negócios, o Peru o expoente máximo dos gastronómicos, o Chile o melhor destino de aventura e o Quénia o melhor país para safaris.

A TUI é o melhor operador turístico, o TripAdvisor foi considerado a melhor aplicação de viagens, o HotelsCombined o melhor site de comparação de hotéis, o Dohop.com o de comparação de preços de voos, a TravelSim a melhor provedor de comunicações em viagem, a Etihad Airways  a melhor companhia aérea e primeira classe, a AirAsia a melhor companhia low-cost, o aeroporto de Changi, em Singapura, o melhor do ano, a Norwegian Cruise Line a melhor companhia de cruzeiros e o Titanic Belfast a melhor atracção turística.

Os vencedores do prémios WTA resultam de votação online aberta a todos os interessados, embora os votos dos profissionais de turismo tenham o dobro do peso.