Turismo

Coimbra vai acolher reunião de agências de viagens e operadores turísticos europeus

Coimbra vai acolher na primavera de 2017 a reunião anual da ECTAA - Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, que juntará representantes de 80 mil agências de 30 países.

A escolha de Coimbra foi anunciada na quarta-feira, em Tunes, capital da Tunísia, durante a reunião de 2016 da ECTAA.

A decisão resulta de um protocolo assinado em junho, entre a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal (TCP) e a Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos Europeus, fruto de um processo de cooperação entre a TCP e a APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo, liderada por Pedro Costa Ferreira.

Em Tunes, o secretário-geral da ECTAA, Michel de Blust, anunciou que, a partir de janeiro de 2017, todos os membros da organização começarão a receber material promocional, newsletters, informação e comunicações regulares sobre o Centro de Portugal.

Também o selo "Turismo Centro de Portugal - ECTAA Preferred Destination 2017" constará do ‘website’, de todas as comunicações escritas e eletrónicas, comunicados eletrónicos, relatórios e apresentações públicas da ECTAA, sendo também facilitados contactos entre a Turismo do Centro e as instituições da União Europeia.

O presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, esteve presente em Tunes, a convite da ECTAA, tendo feito uma primeira apresentação do Centro de Portugal, em que destacou alguns dos principais e diferenciadores ativos turísticos da região, bem como alguns dos seus projetos mais relevantes.

"A atribuição da menção ‘Destino Preferido do Ano da ECTAA’ é um momento importante, em consonância com toda uma estratégia de internacionalização e consolidação da marca ‘Centro de Portugal’, o qual irá reforçar a atratividade deste destino junto do mercado interno e aumentar a sua participação no mercado internacional", reforçou Pedro Machado durante a celebração do protocolo.

Segundo dados fornecidos à Lusa pela APAVT, a ECTAA integra as associações nacionais de agentes de viagens e operadores turísticos de 27 Estados-membros da União Europeia, dois candidatos e ainda da Suíça e Noruega, que no seu conjunto representam mais de 80.000 agências de viagens e operadores turísticos.

Com uma área que engloba cem municípios, o que a torna a maior e mais diversificada área turística nacional, a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal tem vindo a consolidar desde 2013 "um projeto sólido e ambicioso" através de um plano de marketing que assume como prioridade o posicionamento "Centro de Portugal".