Turismo

Vem aí a 'festa' madeirense

O Governo da Madeira anunciou que vai investir, este ano, 3,2 milhões de euros no programa das festas de Natal e Fim de Ano, um dos principais cartazes turísticos da Região.

Em conferência de imprensa no jardim municipal do Funchal, local onde ficará a 'Aldeia do Pai Natal', o secretário da Economia Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, destacou que este valor representa uma poupança de 500 mil euros neste programa.

O governante madeirense disse que uma sondagem feita a 22 de novembro junto das unidades hoteleiras aponta que a ocupação média na altura do Natal rondará os 62,5% (mais quatro pontos percentuais do que em 2015), enquanto a do Fim de Ano é situada, "a cerca de um mês", nos 90%, o que representa um acréscimo de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Sobre o investimento, enunciou que as iluminações natalícias, que acendem a 01 de dezembro, em simultâneo na baixa e no anfiteatro do Funchal, vão custar 1,5 milhões de euros (menos 500 mil euros do que em 2015), assegurando que "será mais colorida que nos anos anteriores" e vai "envolver novos edifícios".

Uma das novidades será a decoração de quatro pinheiros com as cores das bandeiras da África do Sul, Reino Unido, Brasil e Venezuela, uma forma de envolver as comunidades emigrantes espalhadas pelo mundo.

O responsável referiu que o executivo madeirense vai investir 800 mil euros (menos 10 mil euros que no ano anterior) no tradicional espetáculo de fogo-de-artifício, um dos ícones do turismo da Madeira, que já figurou no Livro dos Recordes.

Na noite de 31 de dezembro, durante oito minutos, o fogo será disparado desde 38 postos, sendo 33 no anfiteatro da cidade, quatro na baía do Funchal e um na ilha do Porto Santo.

Eduardo Jesus anunciou que foi feita a aposta de "retomar a origem e incorporar no espetáculo parte do fogo português", visto que ao longo dos anos se assistiu a uma "massificação com a produção chinesa" deste tipo de espetáculos.

"Apesar de consolidado, o programa apresenta algumas novidades", salientou, destacando que será disponibilizado um roteiro com as tradicionais Missas do Parto, que divulga todas essas cerimónias na ilha, constituindo "uma oferta de uma realização genuína da Madeira".

Em termos de animação, dezenas de grupos e bandas filarmónicas vão efetuar centenas de atuações pela cidade, realçando o secretário madeirense que "vão estar presentes nove dos 11 concelhos da Madeira na animação musical", num "esforço de inclusão de toda a Região no evento".

Na placa central da Avenida Arriaga estará o presépio e o mercadinho de Natal com 15 barracas, enquanto no Largo da Restauração (parte traseira do Palácio de São Lourenço) ficará a aldeia etnográfica.

Este ano, também a Secretaria Regional que tutela este setor apostou num maior envolvimento das unidades hoteleiras, promovendo o primeiro concurso de decorações natalícias, instando-as a ornamentarem os espaços exteriores dos edifícios.