Turismo

Número de empresas de animação turística duplicou para 1.200

O número de empresas de animação turística em Portugal duplicou para 1.200 de janeiro a outubro deste ano, face às 600 criadas em todo o ano de 2015, destacou hoje a secretária de Estado do Emprego, Ana Mendes Godinho.

"De janeiro a outubro foram criadas 1.200 novas empresas de animação turística, face às 600 empresas criadas de janeiro a dezembro de 2015, o dobro em relação ao ano anterior, o que mostra muito o dinamismo desta atividade, a confiança, e cada vez mais a entrada no mercado de um conjunto de jovens que estão a ver e a encontrar no turismo o desenvolvimento de novos negócios", disse à Lusa Ana Mendes Godinho.

A secretária de Estado, que falava à margem da sessão de encerramento de um encontro por ocasião do Dia do Turismo, que decorreu em Lisboa, evidenciou que estas empresas "estão a surgir por todo o país" em atividades diversas, nomeadamente, relacionadas com o património e com a natureza.

À semelhança das palavras que proferiu na sessão de encerramento deste evento, que decorreu ao longo do dia na Escola Superior de Turismo, reforçou à Lusa que Portugal tem todas as condições para tornar-se num 'hub' do turismo, uma vez que o país apresenta "todas as condições para liderar a inovação e o turismo do futuro".

"Desde logo porque em termos de atividade turística estamos com crescimentos muito significativos e temos toda a capacidade para desenvolver cada vez mais indústrias ligadas ao turismo, não necessariamente as indústrias tradicionais, mas aproveitando este movimento de pessoas que nos estão a visitar e aproveitar cada vez mais o turismo como um instrumento para a promoção de Portugal como país, que é um país bom, não só para visitar, mas para viver, investir, trabalhar e estudar", explicou a governante.

Ana Mendes Godinho disse ainda esperar que este ano seja um ano "recorde", uma vez que o turismo está a crescer "mais ao nível dos proveitos turísticos do que em número de turistas".

Ou seja, "estamos a crescer em número de turistas, mas num ritmo mais acelerado ao nível dos proveitos, o que significa que quem nos visita está disponível a pagar mais pelo que encontra", explicou.

De acordo com a secretária de Estado, cerca de 98% das pessoas que visitam Portugal dizem que o destino atingiu ou superou as expetativas que tinham, antecipando que as expetativas que tem em relação ao próximo ano "são bastante boas".

De modo a promover o turismo em Portugal, será lançada uma campanha de promoção turística no Reino Unido, em janeiro, numa altura em que a aposta passa também pelos Estados Unidos, cujo número de turistas representa "um crescimento na ordem dos 20%", sendo o turista norte-americano "dos turistas que deixa mais valor em Portugal, cerca de 1.200 euros", acrescentou Ana Mendes Godinho.