Turismo

Miguel Laffan ganha, perde e reconquista estrela Michelin em três anos

Há dois anos, o chef Miguel Laffan conquistou a sua primeira estrela Michelin, perdeu-a na edição seguinte e recuperou-a no guia do próximo ano. Mais do que a sua cozinha, mudou a atitude e, garante, aprendeu.

A edição de 2015 do Guia Michelin Espanha e Portugal atribuiu a primeira estrela ao restaurante L'And Vineyards (Montemor-o-Novo), mas, no ano seguinte, retirou-a, o que o chefe confessou ter sido, na altura, "um murro no estômago".

"Ganhar uma estrela, sem a ter, é um desafio romântico, é uma cruzada. Mas perder uma estrela e recuperá-la é muito complexo, requer muita disciplina mental, assumir o erro e perceber onde errámos, aprender com isso e começar a construir de novo", descreveu à Lusa em Girona, durante a apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017, que volta a garantir-lhe uma estrela.

Laffan, que  é chef consultor do restaurante do Nini Design Centre, na Madeira, recordou os primeiros momentos depois da notícia da perda da distinção, há um ano.

"A minha prioridade número um era salvaguardar a minha equipa, o projeto, dar-lhes força, dizer que a culpa não era deles, se alguém tinha culpa era eu. Foi uma semana, dez dias, de tentar reconstruir o moral. Quando eu percebi que as coisas estavam prontas para recomeçarmos outra vez, passado duas semanas, fui-me muito abaixo", relatou.

Miguel Laffan afirma que, no último ano, não mudou a sua cozinha, mas a sua mentalidade e atitude.

"Deixei de viver a estrela e fiz o que sempre fiz antes de vir a estrela. Tive de perceber que eu não precisava de nada para mostrar aquilo que eu e a minha equipa valíamos. Concentrei-me em mim, na minha cozinha e no meu cliente", disse.

A estrela Michelin ao L'And Vineyards é uma das novidades anunciadas na cerimónia de apresentação do guia para 2017, que decorreu na quarta-feira à noite em Girona, na Catalunha.

O guia atribuiu duas estrelas ('cozinha excecional, vale a pena o desvio') a dois novos restaurantes portugueses e a primeira estrela ('cozinha requintada, vale a pena parar') a sete espaços, totalizando cinco com duas estrelas e 16 com uma estrela.